09 16 Lc 8, 1-3 Sexta-feira da semana XXIV

EVANGELHO Lc 8, 1-3
«Algumas mulheres ajudavam Jesus
e os discípulos com os seus bens»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, Jesus ia caminhando por cidades e aldeias, a pregar e a anunciar a boa nova do reino de Deus. Acompanhavam-n’O os Doze, bem como algumas mulheres que tinham sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades. Eram Maria, chamada Madalena, de quem tinham saído sete demónios, Joana, mulher de Cusa, administrador de Herodes, Susana e muitas outras, que serviam Jesus e os discípulos com os seus bens.
Palavra da salvação.

REFLEXÃO

Na sua vida apostólica, Jesus é acompanhado pelos Doze e por algumas mulheres, de entre as quais Maria de Magdala, que virão a encontrar-se de novo junto da Cruz, na sepultura do Senhor e diante do túmulo vazio, onde foram as primeiras a ver o Senhor ressuscitado. Porque O seguiram até à Cruz, também foram as primeiras a encontrá-l’O na ressurreição.

  • Jesus anuncia a Boa Nova de terra em terra, acompanhado por uma comunidade. A Sua Mensagem é para ser partilhada quer pelos seus (os doze e algumas mulheres) quer por todos aqueles que encontra. Com quem partilho a Boa Nova? Vou ao caminho de quem não conhece a Palavra? Vou só ou acompanhado?
  • As mulheres fazem parte da comunidade de Jesus. Converteram-se à Palavra de Jesus e seguem-No. O texto refere aquelas que foram curadas de espíritos malignos e de enfermidades e por isso sabem, melhor do que ninguém, o que significa o Amor d’Aquele que seguem. Todos, homens e mulheres, somos chamados à conversão e a segui-l’O. É assim comigo?

 

«