03 30 Mc 16, 1-7  Sábado «Jesus de Nazaré, o Crucificado, ressuscitou»(missa da vigilia)



EVANGELHO Mc 16, 1-7
«Jesus de Nazaré, o Crucificado, ressuscitou»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
Depois de passar o sábado,
Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé
compraram aromas para irem embalsamar Jesus.
E no primeiro dia da semana, partindo muito cedo,
chegaram ao sepulcro ao nascer do sol.
Diziam umas às outras:
«Quem nos irá revolver a pedra da entrada do sepulcro?».
Mas, olhando, viram que a pedra já fora revolvida;
e era muito grande.
Entrando no sepulcro,
viram um jovem sentado do lado direito,
vestido com uma túnica branca,
e ficaram assustadas.
Mas ele disse-lhes: «Não vos assusteis.
Procurais a Jesus de Nazaré, o Crucificado?
Ressuscitou: não está aqui.
Vede o lugar onde O tinham depositado.
Agora ide dizer aos seus discípulos e a Pedro
que Ele vai adiante de vós para a Galileia.
Lá O vereis, como vos disse».


Palavra da salvação.

REFLEXÃO


Neste trecho do Evangelho segundo São Marcos, somos levados ao momento crucial da ressurreição de Jesus Cristo. Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e Salomé, mulheres fiéis e corajosas, dirigem-se ao sepulcro de Jesus para embalsamá-lo. No entanto, são surpreendidas ao encontrar a pedra que cobria a entrada já revolvida, e dentro do sepulcro, um jovem vestido com uma túnica branca. O anjo conforta as mulheres, dizendo-lhes para não temerem, pois Jesus, o Crucificado, ressuscitou. Ele lhes dá a missão de anunciar aos discípulos e a Pedro que Jesus os precedeu para a Galileia, onde o encontrarão.

Este evento representa não apenas a vitória sobre a morte, mas também a promessa cumprida de Jesus. Sua ressurreição é a prova definitiva de sua divindade e do poder redentor de Deus. A mensagem do anjo é de alegria e esperança, pois anuncia a continuidade da obra de Jesus e a certeza da vida eterna para aqueles que creem nele.

Assim, somos chamados a nos alegrar e a proclamar com fervor que “Jesus de Nazaré, o Crucificado, ressuscitou”. Que essa boa notícia ressoe em nossos corações e que possamos compartilhá-la com o mundo, testemunhando a esperança e o amor que Cristo nos oferece. Amém.

ORAÇÃO

Senhor Jesus, celebramos tua ressurreição, fonte de esperança e vida eterna. Que a vossa vitória sobre a morte fortaleça nossa fé e renove nossas esperanças. Que possamos encontrar-vos  vivo em nossas vidas, guiando-nos e fortalecendo-nos. Dá-nos coragem para proclamar vossa ressurreição e viver segundo vossos  ensinamentos de amor e misericórdia. Que  a vossa luz nos conduza pelos caminhos da verdade e da vida. Amém.