02 18 Mc 8. 34, 9-1 Sexta

EVANGELHO Mc 8, 34 – 9, 1
«Quem perder a vida, por causa de Mim e do Evangelho, salvá-la-á»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus chamou a multidão com os seus discípulos e disse-lhes: «Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas quem perder a vida, por causa de Mim e do Evangelho, salvá-la-á. Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua vida? Que daria o homem em troca da sua vida? Portanto, se alguém se envergonhar de Mim e das minhas palavras no meio desta geração infiel e pecadora, também o Filho do homem Se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos Anjos». Jesus declarou-lhes ainda: «Em verdade vos digo: Alguns dos que estão aqui presentes não morrerão, sem terem visto chegar o reino de Deus com o seu poder».

Palavra da salvação.

REFLEXÃO

O próprio Jesus esclarece -nos que renunciar a nós mesmos e tomar a nossa Cruz é uma condição para que possamos verdadeiramente segui-Lo. Quando ouvimos estas palavras de Jesus sentimos um pouco de frustração, pois não temos conseguido viver uma vida de renúncia e de desapego. No entanto, se conseguirmos parar um pouco para meditar, iremos constatar que nesta passagem nós encontramos uma promessa de salvação incontestável. Jesus assegura-nos o fim de toda a nossa luta pessoal para nos salvar: basta apenas que nos ponhamos a segui-Lo sem querer tomar para nós, a responsabilidade, de sozinhos, conquistar a felicidade eterna.

Para isso, precisamos compreender que renunciar a nós mesmos é abdicar da nossa vontade própria, das nossas opiniões, planos, autoridade, mentalidade e comodismo.

Tomar a nossa cruz é assumir o nosso dia a dia, com os seus sofrimentos, alegrias com a disposição de construir o reino de Deus.   É deixar nos conduzir com segurança, é também ganhar a vida, é libertarmo-nos de nós mesmo. Quem não quer sofrer pouco, acaba sofrendo muito e toda pessoa que quer se livrar de qualquer maneira dos seus percalços está procurando salvar a sua própria vida.

Quando queremos ganhar o mundo inteiro nós estamos querendo realizar a nossa própria redenção. Só pensamos em nós mesmos, não nos comprometemos com os outros, desejamos uma vida refestelada e sem dificuldade.

No entanto, quando perdemos a nossa vida por causa do Evangelho e nos entregamos ao Rei, compartilhando alegrias e dificuldades com os outros, então, o reino de Deus acontece com poder e tudo o mais nos virá por acréscimo. Estejamos certos, nós somos privilegiados, porque o reino de Deus já está acontecendo.

Oração   

Video de meditação