02 17 Mc 8. 27-33 Quinta

02 17 Mc 8. 27-33 Quinta

Uma imagem com texto

Descrição gerada automaticamente

EVANGELHO Mc 8, 27-33 «Tu és o Messias… O Filho do homem tem de sofrer muito»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus partiu com os seus discípulos para as povoações de Cesareia de Filipe. No caminho, fez-lhes esta pergunta: «Quem dizem os homens que Eu sou?». Eles responderam: «Uns dizem João Baptista; outros, Elias; e outros, um dos profetas». Jesus então perguntou-lhes: «E vós, quem dizeis que Eu sou?». Pedro tomou a palavra e respondeu: «Tu és o Messias». Ordenou-lhes então severamente que não falassem d’Ele a ninguém. Depois, começou a ensinar-lhes que o Filho do homem tinha de sofrer muito, de ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas; de ser morto e ressuscitar três dias depois. E Jesus dizia-lhes claramente estas coisas. Então, Pedro tomou-O à parte e começou a contestá-l’O. Mas Jesus, voltando-Se e olhando para os discípulos, repreendeu Pedro, dizendo: «Vai-te, Satanás, porque não compreendes as coisas de Deus, mas só as dos homens».

Palavra da salvação.

REFLEXÃO

A profissão de fé do apóstolo Pedro tem três momentos: Sondagem de Jesus sobre a opinião à cerca da sua identidade, a Profissão de fé messiânica de Pedro: Tu és o Messias de Deus, e a correção de Jesus à cerca da sua identidade : Não é um glorioso restaurador político mas sim o salvador de toda a humanidade através da total doação de si morrendo na Cruz…

Hoje Jesus faz-me a mesma pergunta que fez a Pedro: Quem sou eu para ti? Para responder a tal pergunta de Cristo são precisas duas condições: conhecê-lo intimamente, isto é, com a experiência da fé, e além disso amá-lo.

Ele vive hoje como ontem vive em cada época da história, em cada homem e no mundo; vive pelo seu Espírito na comunidade eclesial, em cada crente, em mim mesmo. Por isso a pergunta de Jesus não perde nunca atualidade. Quem sou eu para ti neste momento da tua vida?

A resposta a esta pergunta está condicionada pela nossa própria fé, pela nossa prática religiosa , pelas diversas etapas da evolução pessoal: infância, juventude e idade adulta.

A resposta do cristão diante da pergunta de Jesus sobre a sua identidade, não pode ser a resposta da opinião corrente. Ao cristão Jesus pergunta diretamente: “E tu, quem dizes que eu sou”? A fé em Cristo cresce e se consolida, se aprofunda e amadurece na medida em que cresce a intimidade com Ele. Uma relação que exige uma renovação constante conforme vai avançando no seguimento.

Oração

Senhor Jesus, Acreditamos que sois o Filho de Deus e salvador do homem. Queremos seguir-te pois só vós tendes Palavras de vida eterna

Concedei-nos conhecer-vos afundo pela fé e pela amizade; e fazei que, amando os irmãos, nos entreguemos à fascinante tarefa de vos amar apaixonadamente

ORAÇÃO A JESUS LIBERTADOR