01 15 Sábado da Semana I

Mc 2,13-17

PALAVRA DE DEUS: VOCAÇÃO DE LEVI. À MESA COM OS PECADORES - MARCOS 2,13-17  - REFLEXÃO DIÁRIA

Marcos 2:13-17

CompartilharEnviarTweetarEmail

13Jesus saiu outra vez para beira-mar. Uma grande multidão aproximou-se, e ele começou a ensiná-los.

14Passando por ali, viu Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria, e disse-lhe: “Siga-me”. Levi levantou-se e o seguiu.

15Durante uma refeição na casa de Levi, muitos publicanos e pecadores estavam comendo com Jesus e seus discípulos, pois havia muitos que o seguiam.

16Quando os mestres da lei que eram fariseus o viram comendo com pecadores e publicanos, perguntaram aos discípulos de Jesus: “Por que ele come com publicanos e pecadores?”

17Ouvindo isso, Jesus lhes disse: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Eu não vim para chamar justos, mas pecadores”.

Meditação

            Jesus atraía irresistivelmente os indesejados e indesejáveis, como os coxos, os cegos e os leprosos, bem como os sem teto, como as viúvas e os órfãos, os  pecadores públicos, como as prostitutas da cidade e os cobradores de impostos corruptos, também foram atraídos por       Jesus. Tal facto provocava  sucessivas discussões com os escribas e fariseus… O texto de hoje refere a vocação de Mateus, um colaboracionista com o poder estrangeiro… Ao chamar Levi, que também era chamado de Mateus (ver Mateus 9: 9) para ser um de seus discípulos, Jesus escolheu um dos homens mais improváveis ​​- um coletor de impostos que de profissão era desprezado pelo povo.

            Os líderes religiosos criticaram Jesus por se relacionar  com pecadores e cobradores de impostos como Levi Os ortodoxos evitavam escrupulosamente sua companhia, recusavam-se a fazer negócios com eles, recusavam-se a dar ou receber qualquer coisa deles, recusavam-se a casar entre si e evitavam qualquer forma de entretenimento com eles, incluindo comunhão à mesa.  A relação de  Jesus com pecadores chocou a sensibilidade desses judeus ortodoxos.

            Quando os fariseus desafiaram seu comportamento pouco ortodoxo ao comer com pecadores públicos, a defesa de Jesus foi bastante simples. Um médico não precisa visitar pessoas saudáveis; em vez disso, ele vai visitar os que estão doentes.

            Jesus declarou sua missão em termos inequívocos: Não vim chamar os justos, mas sim os pecadores. Ironicamente, os ortodoxos eram tão necessitados quanto aqueles que desprezavam. Todos pecaram e carecem da glória de Deus (Romanos 3:23).

            Agradeçamos ao  Senhor a grande bondade e misericórdia que ele tem demonstrado para connosco ORAÇÃO

            Senhor Jesus, nosso Salvador, recorremos a Vós: Aquece nossos  corações frios , purifica-os com o vosso  sangue precioso. Fortalece o nosso coração  com Espírito alegre. Preenche nossos corações estão vazios  com vossa  presença divina.