CompartilharEnviarTweetarEmail
Marcos 1:40-45
40Um leproso aproximou-se dele e suplicou-lhe de joelhos: “Se quiseres, podes purificar-me!”
41Cheio de compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Quero. Seja purificado!”
42Imediatamente a lepra o deixou, e ele foi purificado.
43Em seguida Jesus o despediu, com uma severa advertência:
44“Olhe, não conte isso a ninguém. Mas vá mostrar-se ao sacerdote e ofereça pela sua purificação os sacrifícios que Moisés ordenou, para que sirva de testemunho”.
45Ele, porém, saiu e começou a tornar público o fato, espalhando a notícia. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente em nenhuma cidade, mas ficava fora, em lugares solitários. Todavia, assim mesmo vinha a ele gente de todas as partes.
REFLEXÃO
Jesus socorre aqueles que se aproxima demais com fé viva. Ninguém foi abandonado por Ele . Até os intocáveis e rejeitados da sociedade judaica encontraram ajuda nele. Ao contrário do povo da época de Jesus, que fugia ao ver um leproso, Jesus tocou no leproso que se aproximou dele e o curou. Os leprosos eram excluídos da sociedade de suas casas e comunidades e abandonados à própria sorte . Não somente eram evitados mas considerados “já mortos” até mesmo pelos seus familiares . A lei judaica proibia qualquer pessoa de tocar ou se aproximar de um leproso, para que não ocorresse contaminação O leproso era pura e simplesmente marginalizado, totalmente desprezado e esquecido…
O leproso , de que nos fala hoje o Evangelho , não se resigna à sua sorte e acode com confiança e humildade a Jesus, que o reabilita . Jesus não atendeu apenas o seu pedido, mas demonstrou o amor pessoal, a compaixão e a ternura de Deus tocando-o fisicamente . O conhecimento médico de sua época teria considerado esse contato como um grave risco de infeção. Jesus enfrentou a miséria do homem com compaixão e bondade.
A grande novidade trazida pelo profeta da Galileu é do amor sem frtonteiras. -0 amor não discrimina ninguém. Cristo não tinha aceção de pessoas…Por isso, teve pena do leproso e curou-o…
Hoje, o amor existe em tantos e tantas mãos tocando a dor do mundo. Através delas, Cristo continua a dar a vista aos cegos, a curar os leprosos, a ressuscitar os mortos…
Só quem sofre é capaz de entender o sofrimento dos outros.
REFLEXÃO
Senhor Jesus, inflamai o nosso coração com o vosso amor e limpai o nosso corpo, mente e espírito. Permiti que nunca duvidemos do vosso amor , nem deixemos de falar aos outros sobre a vossa misericórdia e compaixão.
O canto e as imagens falam do milagre do AMOR,,,,Semeemos o amor se quisermos ser felizes
Ao amor que te arrasta não perguntes