05 04 Jo 13, 16-20 Quinta O servo não é maior do que o seu Senhor

 

 

«Quem recebe aquele a quem Eu enviar é a Mim que recebe» Jo 13, 16-20

 

EVANGELHO

Naquele tempo, Quando Jesus acabou de lavar os pés aos seus discípulos, disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: O servo não é maior do que o seu senhor, nem o enviado é maior do que aquele que o enviou. Sabendo isto, sereis felizes se o puserdes em prática. Não falo de todos vós: Eu conheço aqueles que escolhi; mas tem de cumprir-se a Escritura, que diz: ‘Quem come do meu pão levantou contra Mim o calcanhar’. Desde já vo lo digo antes que aconteça, para que, quando acontecer, acrediteis que Eu Sou. Em verdade, em verdade vos digo: Quem recebe aquele que Eu enviar, a Mim recebe; e quem Me recebe a Mim, recebe Aquele que Me enviou».

 

REFLEXÃO

 

Com o Seu gesto de lavar os pés dos Seus discípulos, Jesus nos revelou o segredo da felicidade, que consiste em servir sem pretensão, servir por amor, fazer por amor a Deus, fazer em Nome do Senhor.

Mesmo sabendo que um dos Seus discípulos o iria trair, Jesus humilhou-se para lavar os seus pés. Esta atitude de Jesus servir-nos- á de lição para, quando no exercício da nossa missão quisermos discriminar alguém, fazendo escolhas segundo o nosso interesse.  Assim sendo, Jesus ensinou-nos como é que se comporta um verdadeiro servo de Deus, que não se considera maior do que o seu Senhor, ou um mensageiro de Deus que não se avalia maior do que Aquele que o enviou. 

 

Todo aquele (a) que compreende isto e põe em prática, será feliz!  Na maioria das vezes nós procuramos a felicidade procurando ser servido pelos outros … Jesus veio dar-nos receita para a felicidade: o serviço desinteressado sem limites e por amor a Deus. Assim fazendo nós estaremos imitando o Mestre e seguindo a Sua orientação para pôr em prática a vontade do Pai.

 

A medida da grandeza divina de Cristo não é o poder, mas o serviço e a entrega de si mesmo até à morte, fazendo-se o homem-para-os-outros.

 

 Por este caminho de submissão e de humilhação alcançou a vida imortal e gloriosa aquele que veio servir e não para ser servido. Igualmente, como afirmou Jesus repetidas vezes, a medida paradoxal da grandeza do seu discípulo será também fazer-se o último e o servidor de todos.

O cristão comprometido que pensa, fala e actua como Cristo participará necessariamente no seu destino de humilhação e de glória.

 

ORAÇÃO

 

Oh Deus, amor sem medida, que nos amas com ternura, enchei-nos do vosso Espírito Santo para que renasçamos como vossos filhos em Cristo ressuscitado. Faz que sejamos dos que se atrevem a sonhar com o dia em que os homens voltarão a ser irmãos e dispostos a pagar o preço, amando os outros.