Eelmoh editor – Cristina

Esmiuçando o Evangelho segundo S. Lucas 1,26-38.


Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem chamado José, da casa de David; e o nome da virgem era Maria.
Ao entrar em casa dela, o anjo disse-lhe: «Salve, ó cheia de graça, o Senhor está contigo.».

🎤 (Deus Pai, perfeito e amoroso, criou-nos para sermos livres em tudo, até mesmo, na adesão ao Seu Amor. Cumulou-nos de todas as graças para, nesse sentido, sermos felizes, aqui e agora, na nossa realidade terrena. A tomada de consciência do rumo a seguir, independe de raça, condição ou religião, testemunhando assim, a Sua Paternidade universal. Para o conseguirmos, Deus faz-Se “ouvir” dentro de nós ou, pelos irmãos, guiando-nos por onde andar. A palavra obedecer, quer dizer isso mesmo: do latim oboedire = escutar com atenção, de OB, “a”, + AUDIRE, “escutar” – e, de facto, quando Lhe obedecendo, agimos correctamente e experimentamos essa felicidade, para a qual nos dotou. No entanto, ao longo da vida, seguimos desobedecendo-Lhe, virando costas ao Seu plano, sobrepondo-Lhe o nosso orgulho e a nossa soberba. Foi assim com os nossos primeiros pais! Vejamos: – depois de Adão ter comido da árvore, o Senhor Deus chamou-o e disse-lhe: «Onde estás?» Ele respondeu: «Ouvi a tua voz no jardim e, cheio de medo, escondi-me porque estou nu.» O Senhor Deus perguntou: «Quem te disse que estás nu? Comeste, porventura, da árvore da qual te proibi comer?» O homem respondeu: «Foi a mulher que trouxeste para junto de mim que me ofereceu da árvore e eu comi.» O Senhor Deus perguntou à mulher: «Por que fizeste isso?» A mulher respondeu: «A serpente enganou-me e eu comi.» – Este pequeno trecho do livro dos Génesis, explica e exemplifica o “processo” do pecado. Curioso é verificar que, ao cometê-lo, passamos a responsabilizar o outro. É que, mais ou menos conscientemente, sabemos da gravidade que essa condição acarreta e o quanto nos afasta de Deus; por isso, a todo o custo, tentamos escondê-lo.) No plano de Salvação, Deus recorre a Maria porque, Imaculada para ser Mãe do Messias, assim estava destinada, desde o início do mundo. Mas, Maria, na Sua liberdade de filha de Deus, quis dar o Seu Sim e, por Ele, optou. Conservou toda a Graça, tornando-Se a Mãe de Jesus, o Salvador, como tal, corredentora da humanidade) Ao ouvir estas palavras, ela perturbou-se e inquiria de si própria o que significava tal saudação.

Disse-lhe o anjo: «Maria, não temas, pois achaste graça diante de Deus. Hás-de conceber no teu seio e dar à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus. Será grande e vai chamar-se Filho do Altíssimo. O Senhor Deus vai dar-lhe o trono de seu pai David, reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim.» Maria disse ao anjo: «Como será isso, se eu não conheço homem?»

🎤 (Maria, como todos os judeus, esperava o Messias, sabendo que de uma virgem, nasceria. Fora a essa, a profecia! Na Sua humildade, porém, não Se imaginava como A escolhida, mas se Deus Lho propunha, saberia como fazer acontecer, a Ela, que Se determinara ser, sempre virgem. Mereceu-Lhe a explicação!)

O anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo estenderá sobre ti a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer é Santo e será chamado Filho de Deus. Também a tua parente Isabel concebeu um filho na sua velhice e já está no sexto mês, ela, a quem chamavam estéril, porque nada é impossível a Deus.» Maria disse, então: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra.»

🎤 (Maria não precisa de perguntar ou, saber de mais nada, a partir daquele momento, Ela morre para Si mesma e começa a viver, em exclusividade, o Plano de Deus.)

E o anjo retirou-se de junto dela.

Anunciação segundo o filme de Jesus of Nazarth de Zefirelli

Esmiuçando o Evangelho segundo S. Lucas 10,13-16.


Naquele tempo, disse jesus: “Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! 🎤(Foi nestas cidades, que jesus passou mais tempo e fez mais milagres) Porque, se em Tiro e em Sídon se tivessem operado os milagres que entre vós se realizaram, de há muito que teriam feito penitência, vestidas de saco e na cinza.🎤 (Jesus está verdadeiramente, desapontado! Não consegue ver os frutos que, naturalmente, deveriam ser abundantes, depois do tanto que o Senhor “investiu”, na gente daquele lugar)
Por isso, no dia do juízo, haverá mais tolerância para Tiro e Sídon do que para vós.🎤 (Jesus refere-se à ingratidão, à falta de aproveitamento dos seus ensinamentos , apesar dos prodígios que os confirmavam. Com enorme tristeza, o Senhor, percebia que não se convertiam e não abriam mão, da vida de pecado que levavam. Jogavam fora as sementes que Eles lhes trouxera, desprezando-as. A iniciativa, é sempre de Deus, mas nós temos de Lhe corresponder! Um coração que se curva de verdade, no temor de Deus, é uma alma convertida ao Seu amor; a conversão suscitará o jejum, penitencia e sacrifício a Deus, como prova de gratidão. Nada disso, o Senhor percebia ali!) .
E tu, Cafarnaúm, porventura serás exaltada até ao céu? É até ao inferno que serás precipitada. Quem vos ouve é a mim que ouve, e quem vos rejeita é a mim que rejeita; . mas, quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.» 🎤 (O facto de Jesus morar, grande parte do tempo nesta cidade, não fez dos seus conterrâneos, pessoas mais aptas a aceitá-Lo. Como hoje, muitos querem e amam Deus, mas aquele “deus” que se conforma mais, à sua maneira e medida; por isso, se perguntam: para quê Igreja, para quê Comunidade, se eu O encontro nos meus botões e na minha almofada? Mas não é isso que Jesus nos diz. Ao contrário, ordena que procuremos quem sabe dar testemunho Dele e no-Lo ensine; manda que oiçamos os mais aptos e conhecedores da Palavra – sacerdotes, religiosos e estudiosos da Igreja – que, pondo-a em prática, darão a conhecer o Verdadeiro Deus. Escutemo-los!) (Cristina)

Outros trabalhos

Eelmoh Editors – O trabalho em equipa