10 07 Eelmoh Editors Lc 1 26-38  Sábado

EVANGELHO Lc 1, 26-38
«Conceberás e darás à luz um Filho»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».

EVANGELHO Lc 1, 26-38

«Conceberás e darás à luz um Filho»


Palavra da salvação.

REFLEXÃO

 Hoje, dia de Nossa Senhora do Rosário, a Liturgia oferece-nos a passagem de Lc 1, 26-38 como motivação à veneração de Nossa Senhora ao longo dos tempos.

Uma jovem recebe uma visita inesperada do mensageiro de Deus convidando-a a ser mãe de Deus . «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Não temas Maria Conceberás e darás à luz um filho e Ele será chamado filho do Altíssimo…

Maria entrega-se totalmente a este projeto ainda desconhecido, e com plena confiança no amor de Deus responde: “Eis a serva do Senhor; Faça-se em mim segundo a vossa palavra!”

O verbo fez-se carne e habitou entre nós. Com o sim generoso e total, Maria coloca-se decididamente ao serviço de Deus. O divino entra no humano para o humano ser divino.

O dia sete de Outubro é dedicado em especial a Nossa Senhora do Rosário. Este nome evoca uma grande festa “comemoração da Bem-aventurada Virgem Maria da Vitória”, instituída pelo Papa S. Pio V em 1572 e em agradecimento à vitória da frota cristã contra a vitória dos Turcos em 07 de Outubro de 1571.

Celebrar Nossa Senhora do Rosário significa expressar a profunda gratidão de ter dito um sim generoso a Deus. Ela deu-nos um salvador. A recitação de cada ave maria é como que uma oferta de uma “rosa” de louvor a Nossa Senhora do Rosário

O Rosário é oração por excelência à “bendita entre todas as mulheres” e é um “passeio pelo Evangelho” em união com ela contemplando os os mistérios fundamentais da história da salvação com seu olhar”.

A imensa família dos cristãos recorre a Maria como mãe amada e dedicada. São inúmeros por todo o mundo cristão os santuários, os altares, as imagens, as bandeiras, os escapulários, as imagens de Maria.

Em todos os continentes cristãos elevam fielmente sua voz: Nossa Senhora do Rosário, Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores…

ORAÇÃO

Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas, para que nós, que, pela anunciação do Anjo, conhecemos a encarnação de Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte na cruz e com a intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, alcancemos a glória da ressurreição.