1111 Lucas 17,20-25 S. Martinho  XXII Quinta  Semana do tempo comum 

 

 

PALAVRA DE DEUS: LUCAS 17,20-25 - A VINDA DO REINO DE DEUS : REFLEXÃO DE  ANINHA

 Evangelho (Lucas 17,20-25)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.

Naquele tempo, 17 20os fariseus perguntaram um dia a Jesus quando viria o Reino de Deus. Respondeu-lhes: “O Reino de Deus não virá de um modo ostensivo”. 
21Nem se dirá: “Ei-lo aqui; ou: Ei-lo ali. Pois o Reino de Deus já está no meio de vós”. 
22Mais tarde ele explicou aos discípulos: “Virão dias em que desejareis ver um só dia o Filho do Homem, e não o vereis. 
23Então vos dirão: ‘Ei-lo aqui; e: Ei-lo ali’. Não deveis sair nem os seguir. 
24Pois como o relâmpago, reluzindo numa extremidade do céu, brilha até a outra, assim será com o Filho do Homem no seu dia. 
25É necessário, porém, que primeiro ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração”. 
Palavra da Salvação.

Comentário ao Evangelho

   A mensagem de hoje tem duas partes: Na primeira Jesus responde à pergunta sobre quando virá o reino de Deus. Na segunda inicia o desenvolvimento sobre o Tema do Filho do homem .

No tempo de Jesus, discutia-se, com vivo interesse, a questão de quando o Reino de Deus haveria de chegar. A dominação romana, na Palestina, fazia crescer ainda mais o desejo de tempos novos, sem opressão e perseguição, onde a vida do povo fosse regida somente por Deus. A festa da Páscoa era uma ocasião excelente para fazer reacender a esperança de libertação.

Jesus recusou-se, , a deixar-se levar por estas correntes escatológicas que queriam submeter o Reino de Deus a seus programas, descurando a verdadeira ação de Deus na história humana.

Os sinais do reino de Deus segundo Jesus são a  pobreza , humildade, solidariedade com os pobres, cura dos doentes , nova religião em espírito e verdade e a Paixão e a morte de Jesus

Jesus declara aos fariseus que o reino de Deus   está dentro de nós, dentro dos que cumprem a vontade do Pai, porque esse é o caminho da realização do seu reinado, como nos ensinou Jesus no Pai Nosso

O Messias e os seus discípulos sofrerão muitas tribulações antes da manifestação gloriosa a todos a todos os povos.

  1. Martinho,(316/397) cuja memória a Igreja celebra hoje foi um verdadeiro construtor do Reino de Deus totalmente submisso à vontade divina.   S. Martinho cumpriu radicalmente a mensagem de Cristo : Em verdade vos digo, tudo o que fizestes ao menor dos meus irmãos foi a mim que o fizestes, diz o Senhor (Mt 25,40).

ORAÇÃO

Obrigado, Senhor, porque o vosso  Reino é para os vossos filhos paz, justiça e alegria no Espírito Santo. Dá-nos a vossa  sabedoria, a ciência e a visão da fé, para captar os sinais da presença do vosso  Reino; e ajuda-nos, Senhor, a cumprir a vossa  vontade fielmente para que o vosso  reinado seja fecundo em nós. Amen.

VIDEO DE MEDITAÇÃO

A bondade deste Santo Popular ainda é hoje recordada através de uma lenda. Vamos ver como “crianças” este vídeo.

https://www.eelmoh-dictof.com/lenda-de-s-martinho/