11 09 Dedicação da Basílica de Latrão

1109 João 2, 13-22   Terça Feira da XXII Semana do tempo comum

Jesus é o Senhor!: EVANGELHO SÃO JOÃO 2,13-22 - 32° DOMINGO DO TEMPO COMUM  ANO "A" 2014 - LITURGIA P/ 09/11/2014

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.

13Estava próxima a Páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
14Encontrou no templo os negociantes de bois, ovelhas e pombas, e mesas dos trocadores de moedas.
15Fez ele um chicote de cordas, expulsou todos do templo, como também as ovelhas e os bois, espalhou pelo chão o dinheiro dos trocadores e derrubou as mesas.
16 Disse aos que vendiam as pombas: “Tirai isto daqui e não façais da casa de meu Pai uma casa de negociantes”.
17Lembraram-se então os seus discípulos do que está escrito: “O zelo da tua casa me consome”.
18Perguntaram-lhe os judeus: “Que sinal nos apresentas tu, para procederes deste modo?” 19 Respondeu-lhes Jesus: “Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias”.
20Os judeus replicaram: “Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu hás de levantá-lo em três dias?”
21Mas ele falava do templo do seu corpo.
22Depois que ressurgiu dos mortos, os seus discípulos lembraram-se destas palavras e creram na Escritura e na palavra de Jesus.
Palavra da Salvação.

 REFLEXÃO

          Hoje a Igreja celebra a festa da Dedicação da Basílica de Latrão com o fim de honrar a basílica que é chamada «a igreja mãe de todas as igrejas da cidade de Roma e de todo o mundo e como sinal de amor e unidade para com a Cátedra de Pedro que, como escreveu S. Inácio de Antioquia, «preside à assembleia universal da caridade».                                           

           No Evangelho, Jesus parece ter uma postura diferente do habitual. O manso e humilde profeta da Galileia é agora um homem irado e violento a expulsar do templo cambistas e comerciantes  E tinha muita razão A casa de seu Pai fora transformada em mercado ; a religião estava a ser instrumentalizada ; o templo  enquanto lugar da fraternidade e da acolhimento , tinha sido transformado em ponto de exploração e enriquecimento ilícito a fé perdera a sua profundidade e os fiéis tinham-se tornado vítimas da ganância dos ricos.

         A profanação das coisas divinas, porém, iria atingir seu grau mais elevado, com a morte ignominiosa de Jesus na cruz. Matar o Filho de Deus correspondia à determinação de destruir o verdadeiro templo. Jesus, porém, estava seguro de que o templo-Filho seria reconstruído. O templo material, ao invés, estava fadado à ruína completa.

Com a sua morte e ressurreição fomos transformados em templo do Espírito Santo .  Jesus expulsou os vendilhões do templo, nós também com toda determinação necessitamos expulsar do nosso coração tudo o que possa estar fazendo do nosso interior uma casa de comércio, onde pairem os pensamentos maus, interesseiros e as más intenções O cuidado que devemos ter com a nossa mansão interior onde Deus habita deve consumir o nosso dia a dia, desde as mais pequenas coisas até as grandes realizações.

Oração
         Senhor Jesus, que eu tenha pelas coisas do Pai o mesmo zelo que vós tivestes  sabendo reconhecer as exigências práticas da minha fé.

Video Meditação

Somos as pedras Vivas do templo do senhor