Temas do Peregrino – Relação

A relação do homem com Deus e o amor de Deus pelo homem

Sendo, pois, conhecedor do bem e do mal, o homem se tornou pecador e mortal e a sua redenção do pecado e morte só poderia vir através do sacrifício de alguém, que foi Cristo Jesus

HEBREUS 9:13-23: “Sem sangue não há remissão de pecados. Cristo morreu no madeiro dando o seu sangue para remir o homem.”

Para que o homem fosse resgatado da morte pelo pecado, só havia um meio de que isto acontecesse: Deus entregar seu filho para morrer pelos pecadores, pela raça criada pura e sem pecado.

ROMANOS 5:1-11 nos afirma que: “Pela morte de Cristo todos têm a chance de reconciliação com Deus, ou seja, pela fé em sua morte alcançamos a graça da salvação pela aceitação de Jesus Cristo em nossas vidas”.

O sacrifício de Cristo nos redimindo do pecado só tem valor quando reconhecermos tal sacrifício. E como reconhecemos este sacrifício? Quando guardamos seus mandamentos. E isto só pode acontecer quando o homem morre para o pecado, tornando-se imitador de Cristo, sendo assim justificados em sua morte pela sua graça. Isto acontece se procedermos como ele procedeu.

Há condições neste mundo para isso? Sim, há condição: tornando-nos seres espirituais

Como isto pode acontecer?
Romanos 6: 3-11 nos dá o caminho e as condições:
1. Morrermos para o pecado;
2. Andarmos em novidade de vida;
3. Afastando o pecado das nossas vidas;
4. Nos apresentado a Deus como vivo dentre mortos, ou seja, apresentar os nossos membros como instrumento de justiça;
5. Sermos árvores que dá fruto para a santificação (Romanos 6:22); e
6. Andarmos segundo o espírito e não segundo a carne (Romanos 8:2-4 e 10-14).

Qual é a decorrência lógica de obedecer a Deus? (Romanos: 8:18-30)

1. Ser reconhecido como seu filho;
2. Ter a esperança de uma vida eterna;
3. Saber que, por mais que seja grande a luta e tribulação, a vitória é certa;
4. Ter a certeza de que nada poderá separar do amor de Cristo aquele que obedece a Deus, e de que tudo isto é maior do que todos os problemas presentes e futuros.

II Timóteo: 1:13-14 nos aconselha: “Conserva a forma das sãs palavras que ouvistes de mim, na fé e no amor em Jesus Cristo. Guarda o bom depósito por meio do Espírito Santo, que habita em vós”.

Concluindo: vemos que o homem deve amar a Deus por tudo o que ele reservou para os seus filhos. O apóstolo Paulo nos afirma este grande amor aos Efésios 1:1-10: “Bendito seja Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda a benção espiritual do céu em Cristo, assim como nele mesmo nos acolheu antes da criação do mundo, por amor, para sermos santos e imaculados diante dele, o qual nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por Jesus Cristo para a sua glória, por sua livre vontade, para fazer brilhar a glória da sua graça, pelo qual nos tornou agradáveis em seu amado filho. E nele temos a redenção pelo seu sangue, à remissão dos pecados, segundo as riquezas de sua graça, o qual derramou abundantemente sobre nos, em toda a sabedoria e prudência a fim de nos tornar conhecido o mistério de sua vontade, segundo o seu beneplácito, que tinha estabelecido consigo mesmo de restaurar em Cristo todas as coisas, quando tivesse chegado a plenitude dos tempos”.

Portanto, vamos ser merecedores deste grande amor de Deus e do seu filho Jesus por nós.

 
( a partir do estudo  https://irdp.com.br/pregacoes/a-relacao-do-homem-com-deus-e-o-amor-de-deus-pelo-homem/
 
Faça a oração para o anjo da guarda do seu amor e obtenha proteção ...
 
 A Oração cria Relação com Deus, converte o nosso Coração e disponibiliza-nos a servir o nosso irmão, a exemplo de Cristo