20/07 Segunda-feira da Semana XVI

Missa

 ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 53, 6.8

Deus vem em meu auxílio, o Senhor sustenta a minha vida.
De todo o coração Vos oferecerei sacrifícios,
cantando a glória do vosso nome.


ORAÇÃO COLECTA
Sede propício, Senhor, aos vossos servos
e multiplicai neles os dons da vossa graça,
para que, fervorosos na fé, esperança e caridade,
perseverem na fiel observância dos vossos mandamentos.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I (anos pares) Miq 6, 1-4.6-8
«Já te foi indicado, ó homem, o que o Senhor exige de ti»

Nesta leitura, Deus como que leva o seu povo a tribunal para aí serem ouvidas e discutidas as razões e queixas de cada um. Por testemunhas, o universo inteiro! Deus só fez bem ao seu povo! (É daqui que é tirado o refrão dos “Impropérios” da Sexta-feira Santa). Este prepara a defesa e atormenta-se com muitas perguntas para saber como há-de agradar a Deus. O Senhor responde apontando para o essencial: a justiça, o amor, a humildade; no fundo, a rectidão do coração.

Leitura da Profecia de Miqueias
Escutai o que diz o Senhor: «Levanta-te, abre um processo diante das montanhas, ouçam as colinas a tua voz». Escutai, montanhas, o processo do Senhor; prestai atenção, fundamentos da terra, porque o Senhor tem um processo contra o seu povo, está em demanda contra Israel: «Meu povo, que te fiz Eu? Em que te ofendi? Responde-Me. Tirei-te da terra do Egipto, livrei-te da casa de escravidão e enviei à tua frente Moisés, Aarão e Maria». – Com que me apresentarei diante do Senhor e me inclinarei diante do Deus das alturas? – Apresentar-me-ei com holocaustos, com novilhos de um ano? Agradarão ao Senhor milhares de carneiros ou rios de azeite? Oferecerei o meu primogénito para expiar a minha culpa, o fruto das minhas entranhas para expiar o meu pecado? Já te foi indicado, ó homem, o que deves fazer, o que o Senhor exige de ti: praticar a justiça e amar a misericórdia e ser humilde diante do teu Deus.
Palavra do Senhor.

RESPONSORIAL Salmo 49 (50), 5-6.8-9.16bc-17.21 e 23
(R. 23b) SALMO

Refrão: A quem segue o caminho recto
darei a salvação de Deus. Repete-se

Diz o Senhor: «Reuni os meus fiéis,
que selaram a minha aliança com um sacrifício».
Os céus proclamam a sua justiça:
o próprio Deus vem julgar. Refrão

Não é pelos sacrifícios que Eu te repreendo:
os teus holocaustos estão sempre na minha presença.
Não aceito os novilhos da tua casa
nem os cabritos do teu rebanho. Refrão

Como falas tanto na minha lei
e trazes na boca a minha aliança,
tu que detestas os meus ensinamentos
e desprezas as minhas palavras. Refrão

Fizeste isto e Eu calei-me;
pensaste que Eu era como tu.
Hei-de acusar-te e lançar-te tudo em rosto.
Honra-Me quem Me oferece um sacrifício de louvor,
a quem segue o caminho recto
darei a salvação de Deus. Refrão


ALELUIA cf. Salmo 94 (95), 8ab
Refrão: Aleluia Repete-se

Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,
não fecheis os vossos corações. Refrão


EVANGELHO Mt 12, 38-42

Os ouvintes imediatos de Jesus escutavam-n’O com curiosidade, não com desejo profundo, que nasce num coração sincero; mas é aí que começa a escuta verdadeira da palavra de Deus, que revela os caminhos da sabedoria. Foi assim com os de longe, “os homens de Nínive”, e com a rainha de Sabá, que veio dos confins da terra, enquanto os de perto se ficaram na curiosidade superficial de esperarem um sinal do céu. Mas, os sinais mais claros de que Jesus é o enviado de Deus são sempre os da sua morte e ressurreição, mistério de que Jonas foi sinal, ao permanecer três dias no seio do monstro marinho, conforme o próprio Jesus explica. Os sinais de Deus não são espectáculos, que dão nas vistas; falam à fé e na fé hão-de ser entendidos.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, alguns escribas e fariseus disseram a Jesus: «Mestre, queremos ver um sinal da tua parte». Mas Jesus respondeu-lhes: «Esta geração perversa e infiel pretende um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. Assim como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim o Filho do homem estará três dias e três noites no seio da terra. No dia do Juízo, os homens de Nínive levantar-se-ão com esta geração e hão-de condená-la, porque fizeram penitência quando Jonas pregou; e aqui está quem é maior do que Jonas. No dia do Juízo, a rainha do Sul erguer-se-á com esta geração e há-de condená-la, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão; e aqui está quem é maior do que Salomão».
Palavra da salvação.

Reflexão

Temos de ser exigentes connosco e cuidarmos cada vez mais do nosso crescimento conforme as possibilidades que Deus nos concedeu.

Sabendo que o óptimo é inimigo do bom e temos de conservar sempre o equilíbrio entre a arrogância de fariseu e a humildade do publicano,

Nunca nos devemos comparar com ninguém… A quem deu mais também exige mais. Daí a necessidade de revermos contantemente  o nosso culto sincero – serviço de lábios deve dar lugar ao serviço de coração que se projeta no nosso irmão fazendo sempre projetos de caridade na comunidade (pecamos  por omissões : quem cumprimentei, a quem virei a cara  aquém deixei de dizer  palavras de acolhimento)

e ao mesmo tempo examinar a minha fé que ainda é menos que um grão de mostarda  procuro envontrar Deus não em sinais espetaculares mas nos sinais mais pequeninos (a menina ao chegar a uma terra vem oferecer-me uma flor) os passarinhos que chilream no pátio da nossa escola , os aflitos que batem à minha porta…tantos gestos que mostram a nossa caridade visível …

Saibamos captar a presença de Deus e aumentar a sua pertnça  Em tudo te encontro SENHOR!…



ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Senhor, que levastes à plenitude os sacrifícios da Antiga Lei
no único sacrifício de Cristo,
aceitai e santificai esta oblação dos vossos fiéis,
como outrora abençoastes a oblação de Abel;
e fazei que os dons oferecidos em vossa honra por cada um de nós
sirvam para a salvação de todos.
Por Nosso Senhor.

 

Santo

S. Apolinário, bispo e mártir