Daily Archives: November 28, 2025

11 30 24 , 37-44 Estai vós preparados porque à hora em que menos pensardes virá o filho do homem

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Como aconteceu nos dias de Noé, assim sucederá na vinda do Filho do homem. Nos dias que precederam o dilúvio, comiam e bebiam, casavam e davam em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca; e não deram por nada, até que veio o dilúvio, que a todos levou. Assim será também na vinda do Filho do homem. Então, de dois que estiverem no campo, um será tomado e outro deixado; de duas mulheres que estiverem a moer com a mó, uma será tomada e outra deixada. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia virá o vosso Senhor. Compreendei isto: se o dono da casa soubesse a que horas da noite viria o ladrão, estaria vigilante e não deixaria arrombar a sua casa. Por isso, estai vós também preparados, porque na hora em que menos pensais, virá o Filho do homem.

Palavra da salvação.

 

REFLEXÃO 

Evangelho de S. Mateus (Mt 24, 37-44): A Urgência da Vigilância

O Advento, iniciado com Mateus, prepara a memória do nascimento de Jesus e, principalmente, desperta para a Sua segunda Vinda. Mateus (24, 37-44) foca na vigilância ativa.

Mateus sublinha que Jesus é o Messias em quem se cumprem todas as promessas. A prontidão é a atitude fundamental para O acolher. Jesus compara a Sua vinda aos dias de Noé: a vida era normal (“comiam e bebiam, casavam e davam em casamento”), mas o perigo residia na distração, não nos atos em si.

A inconsciência pré-diluviana, focada no terreno, cegou para a eternidade. Jesus condena a dissipação, que impede ver a Deus. O Advento é o antídoto, chamando à fé. A Vinda do Filho do Homem será súbita e imprevisível, irrompendo na rotina (“um será tomado e outro deixado”).

A separação final não é arbitrária, mas a manifestação de divisões interiores preexistentes. Mesmo que partilhem o mesmo trabalho, a preparação é individual. A salvação exige vigilância e intencionalidade pessoal, e a atitude de reavaliar constantemente as prioridades.

A exortação central de Jesus é: “vigiai”, “compreendei isto” e “estai vós também preparados”.

 

A parábola do dono da casa e do ladrão (v. 43) elimina qualquer possibilidade de adiar a preparação. Se o dono da casa soubesse a hora exata da chegada do ladrão, estaria vigilante apenas nesse momento. Como não sabe, precisa de estar sempre preparado. O ladrão simboliza a surpresa do fim.

No Advento, “vigiar” para o cristão significa: arrumar a alma, afastando preocupações e superficialidade; estar atento a Cristo nos pobres e marginalizados (Sua Vinda silenciosa); e viver cada dia intensamente. Mateus exorta nos a endireitar o caminho, preparando-nos para a Vinda gloriosa do Messias.

Oração

Senhor Jesus, Filho do Homem, desperta nossa vigilância. Livra-nos da inconsciência e da dissipação das rotinas e preocupações. Concede-nos a graça de estarmos sempre preparados, com a alma limpa e a vida em ordem, para reconhecer que nossa redenção está próxima. Vinde, Senhor Jesus. Ámen.