Senhor ensina-nos a rezar
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, estava Jesus em oração em certo lugar. Ao terminar, disse-Lhe um dos discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar, como João Baptista ensinou também os seus discípulos». Disse-lhes Jesus: «Quando orardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o vosso nome; venha o vosso reino; dai-nos em cada dia o pão da nossa subsistência; perdoai-nos os nossos pecados, porque também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende; e não nos deixeis cair em tentação’».
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
Segundo o evangelista Lucas, os discípulos expressam ao mestre um desejo: “Senhor, ensina-nos a orar”.Querem ter uma oração que corresponda à novidade do anúncio do Reino de Deus, que os una e os distinga dos outros. Com efeito, a oração é expressão da fé, da esperança e da vida religiosa.
Na primeira parte do Pai-nosso pedimos a santificação do nome de Deus, a manifestação plena do seu Reino e o cumprimento da sua vontade. Na segunda parte pedimos o pão de cada dia, o perdão dos pecados e a vitória sobre a tentação e o mal.
Começamos por chamar a Deus Pai; assim entramos confiadamente no círculo da família trinitária. Abrimo-nos a Cristo, o Filho de Deus e aos nossos irmãos. Desejamos que o seu Reino venha a nós, isto é, que o teu reinado de amor. Que se faça a vossa vontade na nossa vida pessoal e comunitária.
Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia, abertos a partilhar o que temos com os irmãos, especialmente com os mais necessitados; dá-nos o pão da palavra e o pão da eucaristia, o corpo de Cristo que dá vida eterna.
Perdoa as nossas ofensas, como também nós perdoamos a quem nos ofendeu. Não nos deixes cair na tentação que nos afasta de vós para sairmos vitoriosos de todas as provas, especialmente da grande prova do combate final. Mantém-nos na fidelidade e livra-nos do mal que possamos fazer e daquele de que possamos ser vítimas, para que, vencedores do maligno, alcancemos a felicidade e a bem-aventurança da tua companhia para sempre.
A oração cristã nasce sempre da fé. O Pai Nosso contém a grande revelação: Deus é nosso Pai e tem-nos a nós como seus filhos.
ORAÇÃO
Pai nosso do céu, faz que o vosso Reino chegue a nós e inunde as nossas vidas com o vosso amor. Dá-nos o pão da vida temporal e eterna, de maneira que a nossa espera se veja cumprida em ti. Mantém-nos fortes nas tentações contra a fé para que não sucumbamos à infidelidade e ao mal.
Amen.