Escute e partilhe
Escute e partilhe
A Palavra de Deus escutada com Fé ilumina o nosso pensar, sentir e agir. O encontro de um fariseu com Jesus(Cf. Jo 3, 1-8) vai evocar em nós as promessas do nosso batismo.
EVANGELHO Jo 3, 1-8
«Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era um dos principais entre os judeus. Foi ter com Jesus de noite e disse-Lhe: «Rabi, nós sabemos que vens da parte de Deus como mestre, pois ninguém pode realizar os milagres que Tu fazes se Deus não está com ele». Jesus respondeu-lhe: «Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus». Disse-Lhe Nicodemos: «Como pode um homem nascer, sendo já velho? Pode entrar segunda vez no seio materno e voltar a nascer?» Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que nasceu da carne é carne e o que nasceu do Espírito é espírito. Não te admires por Eu te haver dito que todos devem nascer de novo. O vento sopra onde quer: ouves a sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito».
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
«Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus» (Jo 3,1-8)
Reflexão
A Palavra de Deus escutada com Fé ilumina o nosso pensar, sentir e agir. O encontro de um fariseu com Jesus(Cf. Jo 3, 1-8) vai evocar em nós as promessas do nosso batismo.
Chamava-se “Nicodemos”, era um homem culto mas tinha certas dúvidas acerca da sua religião. Por isso resolveu discretamente falar com Jesus de noite para não se comprometer.
Para Nicodemos, Jesus é apenas um reformista, por isso o chama de “Rabi”, fala não em nome de um grupo reconhecendo nele autoridade: “Sabemos que vens da parte de Deus….”(Cf. 3, 2),
Este fariseu representa a instituição baseada na lei formal e cega que gera a morte do povo. Jesus é o Messias que veio revogar a Lei e substitui-la pela Lei do Amor. Jo 10,10 “Vim para que tenham a Vida e a tenham em abundância”.
A proposta de Jesus a Nicodemos também é a mesma para nós: nascer da água e do Espirito, isto é purificar-se do pecado e aceitar a via do amor.
Como Nicodemos temos opções a tomar: sair da morte para ter vida e para agir em favor da Vida, sair das trevas para agir conforme a verdade, aderindo a Jesus e se aproximando de Deus.
A conversa de Jesus com Nicodemos é verdadeira catequese sobre o Baptismo. Pela graça do Baptismo nascemos de novo, com uma filiação divina, passamos a ser filhos de Deus, a pertencer a Deus, a entender as coisas de Deus pela acção do Espírito Santo em nós.
Oração
Senhor nosso Deus, ajudai-nos a acreditar na força da vossa Palavra que incomoda, pacifica e cura, para testemunharmos ao longo de todos os dias o grande acontecimento de termos sido batizados em CRISTO.
********************************************************************************************************************************************************************
“Nicodemos mesmo reconhecendo que Jesus era um
homem de Deus, não conseguiu dar um passo para a
conversão, permaneceu na sua condição de segurança
como Mestre da Lei daí que a novidade estava em Jesus.
Pela Sua morte e Ressurreição comunicava perdão a vida
de Deus e o Espírito Santo. É pelo Espírito Santo que
renascemos para uma Vida Nova Vida da Graça
comunhão com Deus e os irmãos. O nascer de novo pelo
dom do Espírito Santo é como o vento! É livre e não nos
amarramos á Letra da Lei mas movemo-nos com
liberdade nas novas opções. Jesus quando disse a
Nicodemos “NASCER DE NOVO” quis simbolizar-nos o
Batismo de quem o recebe os que aderem á Sua Pessoa,
ao Seu Evangelho. Pelo Batismo celebramos o
derramamento do Teu Espírito sobre nós, ficamos lavados
dos pecados e seremos Filhos de Deus. Interroguemo-nos:
Cada um de nós teremos atitudes como Nicodemos?
,e
Hoje somos convidados a pensar na grande figura do Apóstolo S. Tomé que de certo modo nos retrata. Todos somos parecidos a S. Tomé quem nunca duvidou.
Vale a pena escutar esta homilia: A nossa vida é uma constante procura entre a dúvida e a Fé até chegarmos á exclamação “Meu Senhor e meu Deus”
PARTILHA
Depois de ler o texto abaixo 04 14 Jo 21, 1-14 Aparição nas margens do Lago 6ª feira da oitava da Páscoa comente a seguinte mensagem:
A nova comunidade formada pela Fé em Jesus de Nazaré verdadeiro Deus e verdadeiro Homem tem uma missão salvadora.
Libertar os homens (peixes) a viverem no mar do sofrimento. A sua missão será comunidade só é conseguida se for feita de dia (com Jesus)
EVANGELHO EVANGELHO Jo 21, 1-14
«Jesus aproximou-Se, tomou o pão e deu-lho,
fazendo o mesmo com o peixe»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, Jesus manifestou-Se novamente aos discípulos junto ao Mar de Tiberíades. Manifestou-Se deste modo: Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galileia. Também estavam presentes os filhos de Zebedeu e mais dois discípulos de Jesus. Disse-lhes Simão Pedro: «Vou pescar». Eles responderam-lhe: «Nós vamos contigo». Saíram de casa e subiram para o barco, mas naquela noite não apanharam nada. Ao romper da manhã, Jesus apresentou-Se na margem, mas os discípulos não sabiam que era Ele. Disse-lhes então Jesus: «Rapazes, tendes alguma coisa para comer?» Eles responderam: «Não». Disse-lhes Jesus: «Lançai a rede para a direita do barco e encontrareis». Eles lançaram a rede e já mal a podiam arrastar por causa da abundância de peixes. Então o discípulo predilecto de Jesus disse a Pedro: «É o Senhor». Simão Pedro, quando ouviu dizer que era o Senhor, vestiu a túnica que tinha tirado e lançou-se ao mar. Os outros discípulos, que estavam distantes apenas uns duzentos côvados da margem, vieram no barco, puxando a rede com os peixes. Logo que saltaram em terra, viram brasas acesas com peixe em cima, e pão. Disse-lhes Jesus: «Trazei alguns dos peixes que apanhastes agora». Simão Pedro subiu ao barco e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes. E, apesar de serem tantos, não se rompeu a rede. Disse-lhes Jesus: «Vinde comer». Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar: «Quem és Tu?»: bem sabiam que era o Senhor. Então Jesus aproximou-Se, tomou o pão e deu-lho, fazendo o mesmo com o peixe. Foi esta a terceira vez que Jesus Se manifestou aos discípulos, depois de ter ressuscitado dos mortos.
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
O êxito da missão não se deve ao esforço humano, mas sim à presença viva e à Palavra do Senhor ressuscitado. Os pães com que Jesus acolhe os discípulos em terra são um sinal do amor, e de Jesus pela sua comunidade em missão no mundo.
Esta leitura convida-nos a constatar a centralidade de Cristo, vivo e ressuscitado, na missão que nos foi confiada. O êxito da missão cristã não depende do esforço humano, mas da presença viva do Senhor Jesus. Quando o cansaço, o sofrimento, o desânimo tomarem posse de nós, Ele lá estará, dando-nos o alimento que nos fortalece.
É necessário ter consciência da sua constante presença, amorosa e vivificadora ao nosso lado e celebrá-la na Eucaristia e transformada na proclamação da Boa Nova acolhida que dá sentido e esperança para os irmãos.
Abramo-nos a Deus, encontremo-nos com Ele na Palavra que Ele nos dá no seu Evangelho
ORAÇÃO
Vem, Divino Espírito, enchei-nos com a vossa Sabedoria. Vem divino Espírito Santo, enchei-nos com a vossa vida para que possamos permanecer firmes na Fé e sermos testemunhas credíveis do vosso amor. Cantemos todos Senhor vela por mim
************************************************************************************************************************************************************************************************************************
MENSAGENS DOS NOSSOS COLABORADORES
**********************************************************************************************************************************************************************************************************************
COMENTE ESTE TEXTO
Para encontrar Jesus, é fundamental escutar a Palavra de Deus, presente nas Escrituras Sagradas, e colocar a Eucaristia no centro da vida. Aqueles que seguem esse caminho gradualmente desenvolvem a fé e fazem experiência do Ressuscitado.
É importante ressaltar que a Igreja alimenta-se da grande mesa da Palavra e da Eucaristia, que são fontes de sustento espiritual para os fiéis. O Senhor manifesta-se onde os irmãos se reúnem em torno de Simão, que teve a experiência de ver o Senhor e, assim, fortaleceu a fé dos seus irmãos. Foi a partir dessa experiência que os fundamentos da primeira Igreja foram lançados.
Comentários ao texto “Encontra Cristo”
[14:25, 12/04/2023] +351 963 086 109
É funda mental encontrar Jesus na nossa vida ,o que seria de cada um de nós se assim não fosse a nossa vida não fazia sentido ,sem Sua força e sem Sua ajuda. Cristo é a razão do nosso viver
[15:10, 12/04/2023] Gb Cidália Maria Santos Silva:
Eucaristia, nosso tesouro.
Bendito seja o Senhor nosso Deus que nos concedeu esta Graça 🙏🙏🙏
[13:03, 12/04/2023] Teresa Capela: A cada dia devemos mergulhar mais profundamente na leitura dos Evangelhos e no mistério do Sacramento da Eucaristia. No pão e no vinho consagrados está o corpo e sangue do Senhor ressuscitado, está aí vivo e connosco. Morreu e ressuscitou por nós e para nós 🙏❤️
[14:01, 12/04/2023] Maria das Dores: Amém assim seja, Graças a Deus
Quem segue os Evangelhos tem um conhecimento mais aprofundado sobre o testemunho que Jesus desejou e quer deixar para seguirmos o caminho com a Fé cristã que nos eleva à salvação.
Os seus ensinamentos perduram no tempo por intermédio das leituras evangélicas e, desta forma somos diariamente alimentados espiritualmente .
Glória a Ti Senhor Jesus que nos ensinas 🙏
[14:20, 12/04/2023] Sra Ilda Costa: Quem segue os Evangelhos tem um conhecimento mais aprofundado sobre o testemunho que Jesus desejou e quer deixar para seguirmos o caminho com a Fé cristã que nos eleva à salvação.
Os seus ensinamentos perduram no tempo por intermédio das leituras evangélicas e, desta forma somos diariamente alimentados espiritualmente .
Glória a Ti Senhor Jesus que nos ensinas 🙏
[21:05, 12/04/2023] Maria Brilhante: Eu, encontro Cristo em tudo o que faço pelos outros com amor e me dou.Encontro Cristo na Eucaristia e falo com Ele, pois ali, está mais perto de mim.Eu, encontro Cristo quando passo o seu testemunho, quando sorrio pela manhã e agradeço por mais um dia…eu encontro Cristo onde quero que eu esteja, porque Ele nunca me abandona.Glória a Ti Senhor!🙏
[21:32, 12/04/2023] O Peregrino
O texto realça a importância de encontrar Jesus através da leitura da Palavra de Deus nas Escrituras Sagradas e da Eucaristia.
Os comentários dos leitores também destacam a relevância dessas práticas espirituais para a vida dos cristãos e agradecem a Deus por tê-las como fonte de sustento espiritual e por encontrar Cristo em suas vidas diárias. É importante ressaltar que encontrar Cristo é uma experiência pessoal e única para cada indivíduo, mas que essas práticas espirituais podem ajudar a desenvolver a fé e a fortalecer o relacionamento com Deus.