04 17 Jo 3, 1-8 “Nascer da água e do espírito” Segunda Feira da 2ª semana do tempo pascal

 

 

 

A Palavra de Deus escutada com Fé ilumina o nosso pensar, sentir e agir. O encontro de um fariseu com  Jesus(Cf. Jo 3, 1-8) vai evocar em nós as promessas do nosso batismo.

EVANGELHO Jo 3, 1-8

«Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus»

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

 

Havia um fariseu chamado Nicodemos, que era um dos principais entre os judeus. Foi ter com Jesus de noite e disse-Lhe: «Rabi, nós sabemos que vens da parte de Deus como mestre, pois ninguém pode realizar os milagres que Tu fazes se Deus não está com ele». Jesus respondeu-lhe: «Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus». Disse-Lhe Nicodemos: «Como pode um homem nascer, sendo já velho? Pode entrar segunda vez no seio materno e voltar a nascer?» Jesus respondeu: «Em verdade, em verdade te digo: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que nasceu da carne é carne e o que nasceu do Espírito é espírito. Não te admires por Eu te haver dito que todos devem nascer de novo. O vento sopra onde quer: ouves a sua voz, mas não sabes donde vem nem para onde vai. Assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito».

 

Palavra da salvação.

 

REFLEXÃO 

«Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus» (Jo 3,1-8)

Reflexão

A Palavra de Deus escutada com Fé ilumina o nosso pensar, sentir e agir. O encontro de um fariseu com  Jesus(Cf. Jo 3, 1-8) vai evocar em nós as promessas do nosso batismo.

Chamava-se  “Nicodemos”, era um homem culto mas tinha certas dúvidas acerca da sua religião. Por isso resolveu discretamente falar com Jesus de noite para não se comprometer.

Para Nicodemos, Jesus é apenas um reformista, por isso o chama de “Rabi”, fala não em nome de um grupo reconhecendo nele autoridade: “Sabemos que vens da parte de Deus….”(Cf. 3, 2),

Este fariseu representa a instituição baseada na lei formal e cega que gera a morte do povo. Jesus é o Messias que veio revogar a Lei e substitui-la pela Lei do Amor. Jo 10,10 “Vim para que tenham a Vida e a tenham em abundância”.

A proposta de Jesus a Nicodemos também é a mesma para nós: nascer da água e do Espirito, isto é purificar-se do pecado e aceitar a via do amor.

Como Nicodemos temos opções a tomar: sair da morte para ter vida e para agir em favor da Vida, sair das trevas para agir conforme a verdade, aderindo a Jesus e se aproximando de Deus.

A conversa de Jesus com Nicodemos é verdadeira catequese sobre o Baptismo. Pela graça do Baptismo nascemos de novo, com uma filiação divina, passamos a ser filhos de Deus, a pertencer a Deus, a entender as coisas de Deus pela acção do Espírito Santo em nós.

 

Oração 

Senhor nosso Deus, ajudai-nos a acreditar na força da vossa Palavra que incomoda, pacifica e cura, para testemunharmos ao longo de todos os dias o grande acontecimento de termos sido batizados  em CRISTO.

********************************************************************************************************************************************************************

 

 

“Nicodemos mesmo reconhecendo que Jesus era um
homem de Deus, não conseguiu dar um passo para a
conversão, permaneceu na sua condição de segurança
como Mestre da Lei daí que a novidade estava em Jesus.
Pela Sua morte e Ressurreição comunicava perdão a vida
de Deus e o Espírito Santo. É pelo Espírito Santo que
renascemos para uma Vida Nova Vida da Graça
comunhão com Deus e os irmãos. O nascer de novo pelo
dom do Espírito Santo é como o vento! É livre e não nos
amarramos á Letra da Lei mas movemo-nos com
liberdade nas novas opções. Jesus quando disse a
Nicodemos “NASCER DE NOVO” quis simbolizar-nos o
Batismo de quem o recebe os que aderem á Sua Pessoa,
ao Seu Evangelho. Pelo Batismo celebramos o
derramamento do Teu Espírito sobre nós, ficamos lavados
dos pecados e seremos Filhos de Deus. Interroguemo-nos:
Cada um de nós teremos atitudes como Nicodemos?