08 06 Lc 9, 28b_36 Sábado Transfiguração

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte, para orar. Enquanto orava, alterou-se o aspecto do seu rosto e as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente. Dois homens falavam com Ele: eram Moisés e Elias, que, tendo aparecido em glória, falavam da morte de Jesus, que ia consumar-se em Jerusalém. Pedro e os companheiros estavam a cair de sono; mas, despertando, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com Ele. Quando estes se iam afastando, Pedro disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias». Não sabia o que estava a dizer. Enquanto assim falava, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e eles ficaram cheios de medo, ao entrarem na nuvem. Da nuvem saiu uma voz, que dizia: «Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutai-O». Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou sozinho. Os discípulos guardaram silêncio e, naqueles dias, a ninguém contaram nada do que tinham visto.

REFLEXÃO

A fé permite-nos ver o que está oculto ou invisível a olho nu. A fé faz-nos provar antecipadamente a luz da glória de Deus quando o virmos face a face (1 Coríntios 13:12; 1 João 3: 2). Podemos imaginar esse momento com o relato do Evangelho de hoje: O rosto de Jesus mudou de aparência e suas roupas tornaram-se brancas e deslumbrantes. Jesus apareceu em glória com Moisés, o grande legislador de Israel, e com Elias, o maior dos profetas, na presença de Pedro, Tiago e João.

Qual é o significado desta aparência misteriosa? Jesus foi para a montanha sabendo muito bem o que o esperava em Jerusalém – sua traição, rejeição e crucificação… Deus Pai apareceu e confirmou a glória de seu Filho: “Este é meu Filho amado; escutai-o.” O Pai glorificou-O seu Filho porque ele obedeceu.

Jesus teve sucesso na sua missão porque foi voluntariamente ao Calvário (onde ofereceu a sua vida por nós na cruz), para que o paraíso (a nossa verdadeira morada com Deus) nos fosse restaurado mais uma vez. Ele abraçou a cruz para obter a coroa de glória que espera cada um de nós. Se esperamos participar plenamente de sua glória, também devemos segui-lo no caminho da cruz – morrendo para o pecado e abraçando sua vontade para nossas vidas. Este é o único caminho verdadeiro que leva à paz e alegria eternas com Deus.

Jesus mostra-nos o nosso caminho para a glória do Pai: seguindo-o e obedecendo à sua Palavra que nos conduz à nossa transfiguração.

ORAÇÃO

Ó Deus nosso bom Pai, fortalecei-nos na obediência da fé, para que sigamos em tudo as pegadas do vosso Filho e sejamos com Ele transfigurados na luz da Vossa glória.

 

PARTILHA

  1. Que entende por transfiguração?
  2. Quais os apóstolos que acompanharam a Jesus ao Monte Tabor ? (fale sobre cada um deles)
  3. Explique a simbologia da transformação do seu rosto
  4. Explique a simbologia do aparecimento de Moisés e Elias
  5. Porque Pedro se sentia tão bem?
  6. Quem era a voz que falou’
  7. Porque guardaram silêncio ?
  8. Quais os efeitos da Fé na vida do crente ?
  9. Qual o significado geral desta aparição
  10. Que fazer para sermos realmente cristãos?