03 25 Radio Maria – Festa da Anunciação (Em estudo)

03 25  Lc 1, 26-38 Radio Maria Sábado _ Anunciação

https://youtu.be/5NARW5X5zh8

 

I – Saudação aos ouvintes

 

Bom dia, Caros  ouvintes da Rádio Maria nas sintonias  100.08 de Lisboa 100.2  do Porto e em www.radiomaria.pt  

https://youtu.be/5NARW5X5zh8?t=36

Hoje 25 de Março, festa da Anunciação a Maria .É uma honra poder partilhar este momento sobre o acontecimento mais importante da história da humanidade: a encarnação do Verbo de Deus.

 

Sim, o evento divino a que se refere é a encarnação, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo, que é o cerne da mensagem cristã. De acordo com a fé cristã, Jesus é o Filho de Deus que se fez homem para viver entre nós, ensinar-nos o caminho da salvação e, finalmente, oferecer-se como sacrifício pelos nossos pecados. Através da sua morte na cruz e ressurreição, Jesus venceu a morte e abriu o caminho para a vida eterna, oferecendo a todos a oportunidade de serem salvos e reconciliados com Deus. Os cristãos seguem Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, buscando viver de acordo com seus ensinamentos e se apegando à sua promessa de vida eterna.

Esse evento divino é o coração da mensagem cristã, que nos convida a seguir Jesus Cristo e a encontrar a salvação na sua vida, ensinamentos e sacrifício redentor.

Através da encarnação do Verbo de Deus em Maria, Deus tornou-se um de nós, compartilhando nossa natureza humana e nossas experiências, e  oferecendo nos  o caminho da salvação e da vida eterna.

Que hoje neste dia tão especial a Luz de cada dia nos ilumine e nos fortaleça, e que possamos estar sempre abertos para receber suas bênçãos e inspirações.

Fundo musical

https://youtu.be/b2i693Xi3vE

 A Encarnação mostra o amor de Deus pela humanidade, pois Ele escolheu se tornar um de nós para nos redimir e nos salvar e dar-nos um exemplo de como devemos viver nossas vidas, seguindo o exemplo de Jesus Cristo, que viveu uma vida perfeita de amor e serviço aos outros.

 III – Canto  relacionado com o tema 

 

 

IV– Introdução ao Evangelho

 

A passagem de Lucas 1,26-38 é um trecho do Evangelho de Lucas que narra a Anunciação do Anjo Gabriel à Virgem Maria   e  aceitação do plano de Deus para a sua vida e torna-se um exemplo de humildade, obediência e fé para os cristãos de todos os tempos.

Escutemos o Evangelho de S. Lucas capítulo 1 dos versículos 26 a 38

EVANGELHO Lc 1, 26-38

 

 

EVANGELHO Lc 1, 26-38

«Conceberás e darás à luz um Filho»

 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

 

Naquele tempo,

o Anjo Gabriel foi enviado por Deus

a uma cidade da Galileia chamada Nazaré,

a uma Virgem desposada com um homem chamado José,

que era descendente de David.

O nome da Virgem era Maria.

Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo:

«Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo».

Ela ficou perturbada com estas palavras

e pensava que saudação seria aquela.

Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria,

porque encontraste graça diante de Deus.

Conceberás e darás à luz um Filho,

a quem porás o nome de Jesus.

Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo.

O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David;

reinará eternamente sobre a casa de Jacob

e o seu reinado não terá fim».

Maria disse ao Anjo:

«Como será isto, se eu não conheço homem?».

O Anjo respondeu-lhe:

«O Espírito Santo virá sobre ti

e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra.

Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus.

E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice

e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril;

porque a Deus nada é impossível».

Maria disse então:

«Eis a escrava do Senhor;

faça-se em mim segundo a tua palavra».

Palavra da salvação.

V– Reflexão sobre o Evangelho 

 

Uma jovem recebe uma visita inesperada do mensageiro de Deus convidando-a a ser mãe de Deus. «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Não temas Maria Conceberás e darás à luz um filho e Ele será chamado filho do Altíssimo…

 

A saudação inicial do Anjo a Maria, “Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo”, é um reconhecimento da graça divina que ela recebeu e de sua virtude excepcional.

O anjo cala-se. Um grande silêncio apodera-se do céu e da terra, enquanto Maria medita no seu coração a resposta que vai dar ao mensageiro divino. Tudo depende dos lábios desta Virgem: a Encarnação do Filho de Deus, a salvação da humanidade inteira

Maria entrega-se totalmente a este projeto ainda desconhecido, e com plena confiança no amor de Deus responde: “Eis a serva do Senhor; Faça-se em mim segundo a vossa palavra!”


          O verbo fez-se carne e habitou entre nós. Com o sim generoso e total, Maria coloca-se decididamente ao serviço de Deus. O divino entra no humano para o humano ser divino. Deus faz-Se homem para que os homens possam ser “divinos”. Deus torna-se Deus connosco no  silêncio de nove meses em gestação.

 Pensemos   nesta maravilha que os nossos antepassados têm recordado  e que foi caindo no esquecimento O toque das Trindades 9 badaladas anunciadas às 9h00, 13h00 e às 19h00, que relembram a comunidade, através da oração, o momento da Anunciação pelo Anjo Gabriel à Virgem Maria.

 

Maria é vista como uma figura importante e amada na tradição cristã, muitos acreditam que ela pode ajudar a união das famílias e comunidades.. Ela é a “bendita entre todas as mulheres”, invocada durante a recitação do terço “Ó Maria concebida sem pecado”…

A imensa família dos cristãos recorre a Maria como mãe amada e dedicada.

 

Em todos os continentes cristãos elevam fielmente sua voz: Maria concebida sem pecado, Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores…

 

A mensagem do Anjo a Maria é um convite para cada um de nós confiar na vontade de Deus em nossas vidas e estar dispostos a seguir os seus projetos , mesmo quando não compreendemos completamente o seu significado. A resposta de Maria inspira nos a imitá-la em sua humildade e confiança em Deus, buscando sempre agradá-lo em tudo o que fazemos.

A história de Maria ensina  nos a importância da humildade, da confiança em Deus e da disponibilidade para servir. Maria não procurou a grandeza ou a fama, mas sim entregou  se completamente ao serviço de Deus, confiando na sua vontade e no seu amor.

Assim como Maria, podemos nos colocar ao serviço de Deus, buscando sempre fazer a sua vontade em nossas vidas e confiando que Ele nos guiará pelo caminho certo. Podemos aprender com a humildade e a confiança de Maria e buscar imitar sua dedicação e amor a Deus em nossas próprias vidas.

VI– Canto Final

Ave Maria de Schubert

Ave Maria de Schubert

 

https://youtu.be/ja5hQH9USIU

Ave Maria …

 

 

VII– Oração

 

 ORAÇÃO

 

Infundi, Senhor, a vossa graça em nossas almas, para que nós, que, pela anunciação do Anjo, conhecemos a encarnação de Cristo, vosso Filho, pela sua paixão e morte na cruz e com a intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, alcancemos a glória da ressurreição.

 

********************************************************************************************************************************* ******

VIII– Despedida Final

 Caro ouvinte, terminamos a nossa emissão nas sintonias Lisboa 10.08 Porto 100.2 e em www.Radiomaria .pt 

Agradecemos a todos que nos acompanharam nesta emissão e esperamos que continuem a nos ouvir nas próximas edições. Que Deus abençoe a todos e que Maria esteja sempre presente em nossas vidas e em nossos lares.

Até a próxima, se Deus quiser!

Que sejamos capazes de diariamente nos afervorarmos cada vez mais com o Amor a Maria e que ela esteja presente na vida do nosso lar, nos convívios em todo o momento e lugar

Até à próxima se Deus quiser