Ler e estudar o Evangelho

(De 15 de Fevereiro a 28 de Fevreiro )

Segunda Feira da Semana VI  15 de Fevereiro 

Evangelho (Mc 8,11-13)
, 11os fariseus vieram e começaram a discutir com Jesus. E, para pô-lo à prova, pediam-lhe um sinal do céu. 12Mas Jesus deu um suspiro profundo e disse: “Por que esta gente pede um sinal? Em verdade vos digo, a esta gente não será dado nenhum sinal”. 13E, deixando-os, Jesus entrou de novo na barca e se dirigiu para a outra margem.

Terça Feira da Semana VI  16 de Fevereiro 

Evangelho (Mc 8,14-21)

Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.

16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?”

Eles responderam: “Doze”. 20Jesus perguntou: “E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

Quarta  Feira de Cinzas   17  de Fevereiro 

Evangelho (Mc 1-6 .16-18)

EVANGELHO Mt 6, 1-6.16-18

«Teu Pai, que vê no segredo, te dará a recompensa»

O tempo da Quaresma deve ser tempo de prática mais intensa das boas obras, particularmente das chamadas “obras de misericórdia”, sob a forma mais adequada às circunstâncias de cada um; mas, em qualquer caso, tudo há-de sair do coração sincero e penitente e conduzir à renovação, cada ano mais profunda desse mesmo coração, sob o único olhar de Deus. “A discrição é o perfume de todas as virtudes”, diz um Santo.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tende cuidado em não praticar as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Aliás, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está nos Céus. Assim, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita, para que a tua esmola fique em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando rezardes, não sejais como os hipócritas, porque eles gostam de orar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando rezares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a ecompensa. Quando jejuardes, não tomeis um ar sombrio, como os hipócritas, que desfiguram o rosto, para mostrarem aos homens que jejuam. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não percebam que jejuas, mas apenas o teu Pai, que está presente em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa».

Palavra da salvação.

Bênção das cinzas

Quinta  Feira depois das  Cinzas   18  de Fevereiro 

Evangelho (Lc 9,22-25

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22“O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. 25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”

Sexta Feira depois das Cinzas   19  de Fevereiro 

Evangelho (Mt 9,14-15)

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”

15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

Sábado   depois das Cinzas   20   de Fevereiro  

Evangelho (Lc 5-27-32,14-15)

Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.

29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”

31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.

Domingo I da Quaresma 21    de Fevereiro  

Evangelho (Mc 1,12-15)

Naquele tempo, 27Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. 28Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu.

29Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobradores de impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles. 30Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e diziam aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?”

31Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médico, mas sim os que estão doentes. 32Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a conversão”.

Segunda-feira da semana I  22 de Fevereiro 
Cadeia de S. Pedro, Apóstolo 

Evangelho (Mt 16, 13-19)

Mateus 16, 13-19

A Palavra de Deus

Chegando Jesus ao território de Cesareia de Filipe, perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Disseram: “Uns afirmam que é João Batista, outros que é Elias, outros, ainda, que é Jeremias ou um dos profetas”. Então Jesus perguntou-lhes: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro, respondendo, disse: “Tu és o Cristo, o filho do Deus vivo”. Jesus respondeu-lhe: “Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isto, e sim o meu Pai que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus”.

Terça -feira da semana I    23 de Fevereiro 

Evangelho (Mt 16, 7-15)

Mateus 6, 7-15

A Palavra de Deus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando orarem, não usem muitas palavras, como fazem aqueles que pensam que por muito falarem que Deus os ouvirá. Não sejam como eles! O vosso Pai sabe muito bem do que vocês precisam, antes de lho pedirem. Portanto, devem orar assim: “Pai nosso que estás nos céus: Santificado seja o teu nome; venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje Lucas 11, 29-32

A Palavra de Deus

Naquele tempo, juntou-se uma multidão à volta de Jesus e ele começou a dizer: “A gente deste tempo é má. Pede-me um sinal de Deus, mas o único que lhe será dado é o do profeta Jonas. Pois assim como Jonas foi um sinal de Deus para os habitantes de Nínive, assim o Filho do Homem será também sinal para a gente deste tempo. A rainha do Sul há-de levantar-se no dia do juízo contra os homens deste tempo para os condenar, porque ela veio lá do fim do mundo para ouvir a sabedoria de Salomão. Também os habitantes de Nínive se hão-de levantar no dia do juízo, para condenar a gente deste tempo, porque eles arrependeram-se dos seus pecados, quando ouviram a pregação de Jonas. Ora o que está aqui é maior do que Jonas!”

o pão de que precisamos. Perdoa-nos as nossas ofensas, como nós perdoámos aos que nos ofenderam. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.” De facto, se perdoarem aos outros as suas ofensas, o Pai celestial também vos perdoará. Mas, se não perdoarem aos outros, o vosso Pai também vos não perdoará.”

Mateus 6, 7-15

Quarta -feira da semana I    24 de Fevereiro 

Evangelho (Lc 11,29-32)

Lucas 11, 29-32

A Palavra de Deus

Naquele tempo, juntou-se uma multidão à volta de Jesus e ele começou a dizer: “A gente deste tempo é má. Pede-me um sinal de Deus, mas o único que lhe será dado é o do profeta Jonas. Pois assim como Jonas foi um sinal de Deus para os habitantes de Nínive, assim o Filho do Homem será também sinal para a gente deste tempo. A rainha do Sul há-de levantar-se no dia do juízo contra os homens deste tempo para os condenar, porque ela veio lá do fim do mundo para ouvir a sabedoria de Salomão. Também os habitantes de Nínive se hão-de levantar no dia do juízo, para condenar a gente deste tempo, porque eles arrependeram-se dos seus pecados, quando ouviram a pregação de Jonas. Ora o que está aqui é maior do que Jonas!”

Quinta -feira da semana I  25 de Fevereiro   

Evangelho (Mt 7,7-12)

Mateus 7, 7-12

A Palavra de Deus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Pedi e dar-se-vos-á; procurai e encontrareis; batei à porta e abrir-se-vos-á, pois o que pede, recebe; o que procura, encontra; e a quem bate à porta abrir-se-á. Qual de vocês que seja pai era capaz de dar uma pedra ao filho, quando este lhe pedisse pão, ou de lhe dar uma cobra quando lhe pedisse peixe? Ora, se vocês, que são maus, sabem dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está no céu dará coisas boas àqueles que lhas pedirem! Façam aos outros tudo o que desejariam que eles vos fizessem. Aqui está o essencial da lei e do ensino dos profetas.”

Sexta -feira da semana I  26 de Fevereiro   

Evangelho (Mt 5,20-26

Mateus 5, 20-26

A Palavra de Deus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vocês não entrarão de maneira nenhuma no Reino dos céus, se não cumprirem a vontade de Deus com mais fidelidade do que os doutores da Lei e os fariseus. Ouviram o que foi dito aos antigos: Não matarás. Aquele que matar alguém terá de responder em julgamento. Mas eu digo-vos mais: Todo aquele que se irritar contra o seu semelhante terá de responder em julgamento; aquele que insultar o seu semelhante, chamando-lhe “imbecil”, será julgado pelo tribunal; e aquele que lhe chamar “estúpido” merece ir para o fogo do inferno. Por isso, quando fores ao templo levar a tua oferta a Deus, se te lembrares que o teu semelhante tem alguma razão de queixa contra ti, deixa a tua oferta diante do altar e vai primeiro fazer as pazes com o teu semelhante. Depois, volta e apresenta a tua oferta a Deus. Faz as pazes com o teu adversário enquanto vão os dois a caminho do tribunal. Senão o adversário entrega-te ao juiz, este entrega-te ao oficial de justiça e metem-te na cadeia. Garanto-te que não sais de lá enquanto não pagares o último centavo!”

Sábado da Semana I 27 de Fevereiro    

Evangelho (Mt 5,43-48)

Mateus 5, 43-48

A Palavra de Deus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouviram o que foi dito: Amarás o teu próximo e desprezarás o teu inimigo. Mas eu digo-vos mais: Tenham amor aos vossos inimigos e peçam a Deus por aqueles que vos perseguem. É deste modo que se tornarão filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz brilhar o Sol tanto sobre os bons como sobre os maus, e faz cair a chuva tanto para os bons como para os maus. Se amarem apenas aqueles que vos amam, que recompensa poderão esperar de Deus? Não fazem também isso os cobradores de impostos? E se saudarem apenas os vossos amigos, que há nisso de extraordinário? Qualquer descrente faz o mesmo! Portanto, sejam perfeitos como o vosso Pai celestial é perfeito.”

Domingo II da Quaresma  28 de Fevereiro    

Evangelho (Mc 9,2-10)

Naquele tempo, Jesus subiu a uma montanha levando consigo apenas Pedro, Tiago e João. Lá em cima, o seu aspecto transformou-se diante deles e a sua roupa ficou brilhante. Era branca como a neve. Ninguém no mundo seria capaz de a branquear assim. Nisto, os discípulos viram Elias e Moisés a conversar com Jesus. Então Pedro disse: “Mestre, é tão bom estarmos aqui! Vamos levantar três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.” Pedro nem sabia o que estava a dizer. É que os discípulos estavam cheios de medo. Depois apareceu por cima deles uma nuvem que os envolveu na sua sombra. E dessa nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho muito amado. Escutem-no!” De repente os discípulos olharam em volta mas só viram Jesus com eles. O Encontro com Deus transforma.