09 17 Quarta Lc 7, 31-35 «Tocámos flauta e não dançastes, entoámos cânticos de luto e não chorastes»

..

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «A quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem se parecem? São como as crianças, que, sentadas na praça, falam umas com as outras, dizendo: ‘Tocámos flauta para vós e não dançastes, entoámos lamentações e não chorastes’. Porque veio João Batista, que não comia nem bebia vinho, e vós dizeis: ‘Tem o demónio com ele’. Veio o Filho do homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘É um glutão e um ébrio, amigo de publicanos e pecadores’. Mas a Sabedoria é justificada por todos os seus filhos»…

Palavra da salvação..

Reflexão .

Jesus hoje fala-nos com uma imagem muito simples e muito clara: crianças sentadas na praça que não dançam quando se toca a flauta e não choram quando se entoam lamentações. É a imagem de uma geração que nunca está satisfeita, que encontra sempre desculpas para não escutar a voz de Deus. Foi assim com João Batista, homem austero e penitente, acusado de estar possuído; foi assim com o próprio Jesus, próximo das pessoas, amigo de pecadores, mas logo acusado de ser glutão e ébrio.

O que Jesus denuncia é a incoerência de quem prefere criticar em vez de se deixar tocar; de quem levanta barreiras para não se comprometer com a novidade de Deus. O coração fechado torna-se incapaz de reconhecer a presença do Senhor, porque olha apenas para a aparência e não para os frutos. Mas Jesus conclui: “A Sabedoria é justificada por todos os seus filhos”. A verdadeira sabedoria de Deus vê-se na vida transformada de quem acolhe a sua Palavra.

Perguntas para a vida

  • Como acolho eu as diferentes formas de presença de Deus?..

  • Quantas vezes arranjo desculpas para não mudar e para não me deixar interpelar?.

Apelo prático

Somos convidados a ter um coração mais aberto, capaz de reconhecer a voz de Deus que se pode manifestar de maneiras muito diversas: na austeridade de uns, na alegria de outros, na palavra exigente, mas também na ternura e proximidade. Importa menos o estilo, e mais a fidelidade à verdade de Deus e à vida que daí brota.

Oração.

“Senhor, livra-me da tentação da crítica e do julgamento. Ensina-me a reconhecer-te nas pessoas, nas situações, nos sinais inesperados do teu amor. Dá-me a coragem de acolher a tua Palavra e de deixar que ela transforme a minha vida.”

Mensagem final..

Irmãos, não fiquemos sentados como crianças caprichosas, que nem dançam nem choram. Abramos o coração e deixemos que a sabedoria de Deus nos conduza. Só assim a nossa vida se tornará testemunho claro da presença do Senhor no meio do mundo.

.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *