07 23 Jo 15, 1-8 Quarta «Quem permanece em Mim e Eu nele dá fruto abundante»

.EVANGELHO Jo 15, 1-8

.Imagem sugerida: Uma videira robusta ao centro, com ramos carregados de uvas maduras, iluminados por uma luz dourada que desce do céu. Num dos ramos, discretamente, a figura de Santa Brígida em oração, com um livro aberto (a Palavra), unida à videira por um brilho espiritual que simboliza a seiva da graça. Ao fundo, vê-se o contorno de um mapa da Europa esbatido, como terra regada pela fé.

«Quem permanece em Mim e Eu nele dá fruto abundante»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo,
disse Jesus aos seus discípulos:
«Eu sou a verdadeira vide e meu Pai é o agricultor.
Ele corta todo o ramo que está em Mim e não dá fruto
e limpa todo aquele que dá fruto,
para que dê ainda mais fruto.
Vós já estais limpos, por causa da palavra que vos anunciei…

Permanecei em Mim e Eu permanecerei em vós.
Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo,
se não permanecer na videira,
assim também vós, se não permanecerdes em Mim.
Eu sou a videira, vós sois os ramos.
Se alguém permanece em Mim e Eu nele,
esse dá muito fruto,
porque sem Mim nada podeis fazer.
Se alguém não permanece em Mim,
será lançado fora, como o ramo, e secará.
Esses ramos, apanham-nos, lançam-nos ao fogo e eles ardem.
Se permanecerdes em Mim
e as minhas palavras permanecerem em vós,
pedireis o que quiserdes e ser-vos-á concedido.
A glória de meu Pai é que deis muito fruto.
Então vos tornareis meus discípulos».

Palavra da salvação…

REFLEXÃO .

.1. Lectio – O que diz o texto?

Jesus apresenta-Se como a videira verdadeira. O Pai é o agricultor que cuida, poda, limpa. Os discípulos são os ramos. Só há vida e fruto quando há união íntima com Cristo. Fora d’Ele, tudo seca. Permanecer em Jesus é condição para dar fruto. É também a chave para o verdadeiro discipulado: estar unido, deixar-se limpar pela Palavra, confiar na acção do Pai..

2. Meditatio – O que me diz a mim?

Santa Brígida da Suécia viveu enraizada nesta videira divina. Mística, esposa, mãe e fundadora, entregou-se totalmente a Cristo. A sua vida foi fecunda, não por obras humanas, mas porque permaneceu n’Ele. Brígida escutava a Palavra, meditava, deixava-se transformar. Os frutos do seu amor a Cristo alargaram-se à família, à vida monástica e à renovação espiritual da Europa. Também nós, no meio de tantas secas espirituais do nosso continente, somos chamados a esta união vital com Jesus. Permanecer não é um ato passivo: é viver Nele, escutá-Lo, deixar que Ele habite em nós..

3. Oratio – O que digo a Deus?

Senhor Jesus, videira da vida, faz de mim um ramo vivo em Ti. Purifica-me com a Tua dá-me a graça de viver unido ao Teu coração.  ,
Como Santa Brígida, quero escutar, acolher e dar fruto que permaneça. Faz da minha vida um cântico de louvor ao Pai. Amém..

4. Contemplatio – O que me transforma?

Contemplo o ramo que, unido à videira, floresce e dá fruto. Em Jesus, tudo é possível. Fora d’Ele, tudo murcha. Deixo-me conduzir pela seiva da sua graça, aceitando as podas do Pai que me tornam mais livre, mais fecundo, mais fiel..

Mensagem .

Caros irmãos ..

na festa de Santa Brígida, a Europa é convidada a recordar as suas raízes cristãs. Como racmos na videira, somos chamados a permanecer em Cristo, a escutar a sua Palavra, a deixar-nos renovar por Ele. Santa Brígida mostrou que é possível dar frutos abundantes mesmo em tempos difíceis, se estivermos unidos a Jesus. Hoje, sê também tu um ramo vivo. A tua fé pode regenerar a Europa, a tua oração pode reacender a esperança, a tua vida pode ser testemunho de amor fecundo. Permanece n’Ele e Ele permanecerá em ti.

.

.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *