06 08 Domingo de Pentecostes João 20,19-23

 

 

 

Escreve comentário de 350 palavras com incidência na valorização do espirito santo compõe uma oração  e sugere uma imagem  .EVANGELHO – João 20,19-23

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana,
estando fechadas as portas da casa
onde os discípulos se encontravam,
com medo dos judeus,
veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes:
«A paz esteja convosco».
Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado.
Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor.
Jesus disse-lhes de novo:
«A paz esteja convosco.
Assim como o Pai Me enviou,
também Eu vos envio a vós».
Dito isto, soprou sobre eles e disse lhes:
«Recebei o Espírito Santo:
àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados;
e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos».

REFLEXÃO

O Espírito Santo no Cristão.

O evangelho de João 20,19-23 apresenta-nos um dos momentos mais comoventes da vida dos discípulos: o encontro com o Ressuscitado. No meio do medo e da incerteza, com as portas fechadas e os corações fechados, Jesus vem ao encontro deles. A sua primeira palavra é de paz – não uma paz qualquer, mas a paz que nasce da Sua vitória sobre a morte, do Seu amor fiel até ao fim.

Mas este encontro não é apenas consolação: é envio. Assim como o Pai enviou o Filho, também o Filho envia os seus discípulos. E para essa missão, eles não vão sozinhos: recebem o dom maior – o Espírito Santo. Jesus sopra sobre eles, recordando o sopro criador de Deus no Génesis. Assim como o homem foi criado pelo sopro divino, agora a nova humanidade é recriada pelo sopro do Ressuscitado.

Receber o Espírito Santo é receber nova vida, força, coragem, discernimento e paz. Ele não é um dom apenas para os discípulos de outrora, mas para cada cristão baptizado. No dia do nosso Baptismo e da Confirmação, o Espírito foi-nos concedido. Vive em nós, anima-nos e transforma-nos à imagem de Cristo.

O Espírito Santo é Aquele que nos move à reconciliação, à comunhão, à paz. É Ele que nos faz vencer o medo e abrir portas e corações. A missão de perdoar, confiada aos discípulos, é hoje missão da Igreja e de cada um de nós. Ser cristão é ser canal da misericórdia de Deus para o mundo.

Neste Pentecostes, deixemo-nos encontrar pelo Senhor Ressuscitado. Deixemo-nos tocar pelo Seu sopro e renovar pelo Espírito. Que Ele nos liberte do medo, nos fortaleça na missão e nos transforme em testemunhas da paz de Cristo.

Oração final:
Espírito Santo, doce hóspede da alma, vem renovar o meu coração.
Sopra sobre mim, como em Pentecostes, e enche-me com a Tua paz.
Faz de mim testemunha do Ressuscitado, instrumento de perdão e mensageiro da alegria.
Liberta-me dos meus medos e conduz-me com a Tua luz.
Amém.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *