Daily Archives: September 14, 2025

09 14 Festa da exaltação da Santa Cruz

 

A imagem retrata uma cena de grande impacto visual e espiritual, que nos remete a um momento de glória e revelação.

No centro, uma figura que representa Jesus Cristo flutua no ar, com os braços estendidos e o olhar voltado para o céu. Ele está envolto por raios de luz intensa que descem de uma abertura nas nuvens, simbolizando uma presença divina. A cena se passa ao pôr do sol ou nascer do sol, com um céu dramático e dourado.

Abaixo, uma multidão de pessoas, vestidas com túnicas de época, observa o acontecimento. Alguns estão de joelhos, em sinal de adoração e reverência, enquanto outros apontam e gesticulam com admiração. As expressões nos seus rostos transmitem assombro, fé e profundo respeito.


Relação com a Festa da Exaltação da Santa Cruz.

Embora a imagem pareça retratar a Ascensão de Cristo ou um momento de sua Transfiguração, ela se conecta profundamente com o espírito da Festa da Exaltação da Santa Cruz (celebrada a 14 de setembro).

A Festa não comemora a cruz como um instrumento de sofrimento, mas sim como um sinal de vitória e glória. A cruz, que foi objeto de tortura, tornou-se o meio pelo qual a humanidade alcançou a salvação.

A imagem, ao mostrar Jesus glorificado e envolto em luz divina, nos lembra que a sua ressurreição e exaltação são inseparáveis do sacrifício que ele fez na cruz. O Cristo glorioso é o fruto da Cruz. Assim, a cruz é exaltada não por si mesma, mas por causa d’Aquele que nela sofreu e venceu a morte.

A adoração e o espanto da multidão na imagem refletem a mesma atitude de reverência que a Igreja tem ao venerar a Cruz de Cristo, reconhecendo-a como um símbolo sagrado da vitória sobre o pecado e a morte.