..
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «A quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem se parecem? São como as crianças, que, sentadas na praça, falam umas com as outras, dizendo: ‘Tocámos flauta para vós e não dançastes, entoámos lamentações e não chorastes’. Porque veio João Batista, que não comia nem bebia vinho, e vós dizeis: ‘Tem o demónio com ele’. Veio o Filho do homem, que come e bebe, e vós dizeis: ‘É um glutão e um ébrio, amigo de publicanos e pecadores’. Mas a Sabedoria é justificada por todos os seus filhos»…
Palavra da salvação..
Reflexão .
Jesus hoje fala-nos com uma imagem muito simples e muito clara: crianças sentadas na praça que não dançam quando se toca a flauta e não choram quando se entoam lamentações. É a imagem de uma geração que nunca está satisfeita, que encontra sempre desculpas para não escutar a voz de Deus. Foi assim com João Batista, homem austero e penitente, acusado de estar possuído; foi assim com o próprio Jesus, próximo das pessoas, amigo de pecadores, mas logo acusado de ser glutão e ébrio.
O que Jesus denuncia é a incoerência de quem prefere criticar em vez de se deixar tocar; de quem levanta barreiras para não se comprometer com a novidade de Deus. O coração fechado torna-se incapaz de reconhecer a presença do Senhor, porque olha apenas para a aparência e não para os frutos. Mas Jesus conclui: “A Sabedoria é justificada por todos os seus filhos”. A verdadeira sabedoria de Deus vê-se na vida transformada de quem acolhe a sua Palavra.
Perguntas para a vida
-
Como acolho eu as diferentes formas de presença de Deus?..
-
Quantas vezes arranjo desculpas para não mudar e para não me deixar interpelar?.