08 23 Sábado da semana XX

Sugestão de imagem: Uma cena serena de campo dourado, com espigas maduras ao vento. No primeiro plano, Rute ajoelhada recolhe espigas com humildade e gratidão, enquanto Booz, de pé, a observa com olhar benevolente. Ao fundo, Noémi segura nos braços o menino Obed, símbolo da bênção e da promessa cumprida. A luz suave do céu ilumina a cena, sugerindo a providência de Deus que conduz a história até Cristo. Queres que eu componha também **uma legenda curta** para acompanhar estLEITURA I (anos ímpares) Rute 2, 1-3.8-11; 4, 13-17
«O Senhor não te recusou quem assegurasse a tua descendência:
é o pai de Jessé, pai de David»

Rute, uma vez viúva, não quis abandonar a sogra, Noemi, e voltou com ela para a terra desta e aí casou de novo com outro israelita, Booz; e assim, embora estrangeira de origem, entra no povo de Deus, onde virá a ser ascendente de Jesus, como pode ler-se na genealogia do Senhor. O Messias vem fazer de todos um só povo.

Leitura do Livro de Rute
Noémi tinha um parente da parte do marido, homem importante pela sua fortuna. Era da família de Elimelec e chamava-se Booz. Um dia, Rute, a moabita, disse a Noémi: «Deixa-me ir ao campo apanhar espigas, atrás de quem me acolher favoravelmente». Noémi respondeu-lhe: «Vai, minha filha». Ela saiu para ir apanhar espigas no campo, atrás dos ceifeiros, e foi ter por acaso a um campo que era de Booz, parente de Elimelec. Booz disse a Rute: «Escuta, minha filha, não vás apanhar espigas noutro campo. Não te afastes daqui, fica com as minhas servas. Repara bem no terreno em que estão a ceifar e vai atrás delas, que eu dei ordens aos meus servos para não te incomodarem. Se tiveres sede, vai às bilhas beber da água que eles beberem». Então Rute prostrou-se de rosto em terra e disse-lhe: «Porque encontrei favor a teus olhos, de modo que te interessaste por mim, que sou uma estrangeira?». Booz respondeu-lhe: «Eu estou informado de tudo o que tens feito à tua sogra, depois da morte do teu marido. Deixaste pai e mãe e a terra onde nasceste e vieste para um povo que não conhecias». Depois desposou Rute, que se tornou sua mulher, e conviveu com ela. O Senhor deu-lhe a graça de conceber e ela deu à luz um filho. As mulheres disseram a Noémi: «Bendito seja o Senhor, que não te recusou hoje quem assegurasse a tua descendência. O seu nome seja celebrado em Israel! Será a consolação da tua alma e o amparo da tua velhice, pois nasceu da tua nora, que é tão tua amiga e vale mais para ti do que sete filhos». Noémi tomou o menino ao colo e foi ela que o criou. As vizinhas deram nome ao menino, dizendo: «Nasceu um filho a Noémi». E deram-lhe o nome de Obed. Obed foi o pai de Jessé, pai de David.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 127 (128), 1-2.3.4-5 (R. 4)
Refrão: Será abençoado o homem que teme o Senhor. Repete-se

Feliz de ti, que temes o Senhor
e andas nos seus caminhos.
Comerás do trabalho das tuas mãos,
serás feliz e tudo te correrá bem. Refrão

Tua esposa será como videira fecunda
no íntimo do teu lar;
teus filhos serão como ramos de oliveira
ao redor da tua mesa. Refrão

Assim será abençoado o homem que teme o Senhor.
De Sião te abençoe o Senhor:
vejas a prosperidade de Jerusalém
todos os dias da tua vida. Refrão

ALELUIA Mt 23, 9b.10b
Refrão: Aleluia. Repete-se
Um só é o vosso Pai, o Pai celeste;
um só é o vosso mestre, Jesus Cristo. Refrão

EVANGELHO Mt 23, 1-12
«Dizem e não fazem»

As palavras de Jesus não são apenas uma doutrina para se acreditar, mas a norma de vida para se viver, a começar pelas atitudes interiores do coração, coisa que os escribas e os fariseus a que referia não estavam dispostos a fazer.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, Jesus falou à multidão e aos discípulos, dizendo: «Na cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus. Fazei e observai tudo quanto vos disserem, mas não imiteis as suas obras, porque eles dizem e não fazem. Atam fardos pesados e põem-nos aos ombros dos homens, mas eles nem com o dedo os querem mover. Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens: alargam as filactérias e ampliam as borlas; gostam do primeiro lugar nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, das saudações nas praças públicas e que os tratem por ‘Mestres’. Vós, porém, não vos deixeis tratar por ‘Mestres’, porque um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos. Na terra não chameis a ninguém vosso ‘Pai’, porque um só é o vosso pai, o Pai celeste. Nem vos deixeis tratar por ‘Doutores’, porque um só é o vosso doutor, o Messias. Aquele que for o maior entre vós será o vosso servo. Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».
Palavra da salvação.

REFLEXÃO 

As leituras de hoje apresentam-nos a fidelidade humilde de Rute, que, deixando a sua terra, se integra no povo de Deus e recebe a bênção de ser antepassada do rei David e, por ele, de Cristo. A sua vida mostra que a generosidade e o serviço, mesmo no silêncio, produzem frutos que ultrapassam qualquer expectativa. O Evangelho, por sua vez, denuncia a incoerência dos fariseus que dizem mas não fazem, alertando-nos para uma fé vivida com autenticidade e humildade. Ao sábado, a Igreja recorda Nossa Senhora: nela encontramos a perfeita discípula, que, como Rute, acolheu com humildade e confiança o desígnio de Deus, e, ao contrário dos fariseus, viveu sempre em coerência e verdade. Maria é modelo de quem se entrega ao Senhor sem buscar honras, sendo serva e Rainha ao mesmo tempo. O seu exemplo convida-nos a caminhar no serviço humilde, onde se revela a verdadeira grandeza.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *