08 22 Sexta-feira da semana XX Santa Maria Rainha

Sugestão de imagem Uma coroa luminosa colocada sobre um coração aberto, de onde brotam espigas e lírios, simbolizando Rute (ceifa) e Maria (pureza e realeza).

LEITURA I (anos ímpares) Rute 1, 1-2a.3-6.14b-16.22
«Noémi regressou dos campos de Moab, com Rute,a moabita,
e chegou a Belém»

Rute, estrangeira ao povo de Deus por sua origem, nele entrou pelo casamento com um filho de israelitas enviuvou, mas, depois de enviuvar, não quis voltar para o seu povo de origem, os moabitas, como podia ter feito, mas preferiu voltar com a sogra para a terra desta, Belém. Aí casou de novo com outro israelita, Booz, e assim veio a tornar-se uma das ascendentes do rei David, e, por este, do Messias.

Início do Livro de Rute
No tempo em que os juízes governavam, houve uma fome no país. Certo homem deixou Belém de Judá e emigrou para os campos de Moab, com a mulher e dois filhos. Ele chamava-se Elimelec e a mulher Noémi. Elimelec, marido de Noémi, faleceu e ela ficou só com os seus dois filhos.
Ambos casaram com esposas moabitas, uma chamada Orpa e a outra Rute. Permaneceram lá cerca de dez anos. Entretanto os filhos também morreram e Noémi ficou só, sem os dois filhos e sem o marido. Resolveu então voltar dos campos de Moab, juntamente com as noras, por ter sabido, nos campos de Moab, que o Senhor tinha abençoado o seu povo, dando-lhe pão. Orpa despediu-se da sogra e voltou para o seu povo; mas Rute ficou com Noémi. Disse-lhe Noémi: «Olha que a tua cunhada voltou para o seu povo e para o seu deus. Vai também com ela». Rute respondeu-lhe: «Não insistas comigo, para que te deixe e me afaste de ti, pois irei para onde fores e viverei onde viveres. O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus». Foi assim que Noémi regressou dos campos de Moab, trazendo consigo sua nora Rute, a moabita. Chegaram a Belém no início da ceifa da cevada.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 145 (146), 5-6ab.7.8.9.10 (R. 1)
Refrão: Ó minha alma, louva o Senhor. Repete-se
Ou: Aleluia. Repete-se

Feliz o que tem por auxílio o Deus de Jacob,
o que põe a sua confiança no Senhor, seu Deus,
que fez o céu e a terra, o mar e quanto neles existe. Refrão

O Senhor faz justiça aos oprimidos,
dá pão aos que têm fome
e a liberdade aos cativos. Refrão

O Senhor ilumina os olhos dos cegos,
o Senhor levanta os abatidos,
o Senhor ama os justos. Refrão

O Senhor protege os peregrinos,
ampara o órfão e a viúva
e entrava o caminho aos pecadores. Refrão

O Senhor reina eternamente;
o teu Deus, ó Sião,
é rei por todas as gerações. Refrão

ALELUIA Salmo 24 (25), 4b.5a
Refrão: Aleluia. Repete-se
Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos,
guiai-me na vossa verdade. Refrão

EVANGELHO Lc 1, 26-38
«Conceberás e darás à luz um Filho»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».
Palavra da salvação.

REFLEXÃO 

As leituras de hoje recordam-nos duas figuras femininas que se tornam sinais luminosos da fidelidade e da confiança em Deus: Rute e Maria. Rute, estrangeira, escolhe permanecer ao lado de Noémi e assumir o Deus de Israel como seu Deus. A sua fidelidade abre-lhe caminho para ser antepassada de David e, por ele, do próprio Messias. Também Maria, humilde serva, acolhe com confiança o anúncio do Anjo e oferece-se totalmente ao projecto divino, tornando-se Mãe de Jesus e Rainha do Céu e da Terra. Ambas revelam a força de quem confia plenamente no Senhor: Rute, na simplicidade da vida quotidiana, e Maria, na grandeza da sua vocação única. Na memória de Santa Maria Rainha, contemplamos esta realeza que não se impõe pela força, mas pelo amor e pela obediência à vontade de Deus. O seu trono é o coração disponível e generoso de quem se entrega ao Senhor.

Oração a Santa Maria Rainha

Santa Maria, Rainha humilde e serva,
que acolheste com coragem a vontade de Deus,
ensina-nos a confiar como tu,
mesmo quando o caminho parece difícil.

Faz do nosso coração um trono para Cristo,
onde reine a paz, a esperança e o amor.
Ajuda-nos a dizer cada dia:
“Eis-me aqui, faça-se em mim segundo a tua palavra”.

Rainha do Céu e Mãe nossa,
guia-nos na fidelidade e no serviço,
para que, como Rute e contigo,
sejamos sinais vivos da presença de Deus no mundo.

Amém.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *