08 22 Lc 1, 26-38 Sexta «Conceberás e darás à luz um Filho»

«Conceberás e darás à luz um Filho»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».

Palavra da salvação.

### Comentário em estilo *Lectio Divina* – Nossa Senhora Virgem e Rainha (Lc 1, 26-38).

**Lectio (leitura)**

O anúncio do Anjo Gabriel revela a escolha de Deus: Maria, humilde Virgem de Nazaré, é chamada a ser Mãe do Filho do Altíssimo. O trono de David é prometido ao seu Filho, cujo reinado não terá fim. O plano divino ultrapassa toda a lógica humana e Maria, mesmo sem compreender tudo, entrega-se totalmente..o)**

Maria é proclamada “cheia de graça” porque a sua vida é toda habitada por Deus. A sua realeza não nasce do poder ou da glória mundana, mas da escuta e obediência à Palavra. Ao dizer “Eis a escrava do Senhor”, Maria torna-se Rainha não por dominar, mas por servir. O seu “sim” abre as portas da salvação para toda a humanidade. Hoje, celebrar Maria como Virgem e Rainha é contemplar aquela que nos guia para Cristo e que, do Céu, intercede como Mãe atenta e soberana de misericórdia..

**Oratio (oração)**

Senhor, como Maria, também nós somos visitados pela Tua Palavra e pelo Teu amor. Dá-nos a coragem de dizer “sim” mesmo quando não compreendemos plenamente os Teus caminhos. Que, como filhos da Rainha do Céu, possamos viver na humildade e no serviço, reconhecendo que a verdadeira grandeza está em fazer a Tua vontade..

**Contemplatio (contemplação)**

Imaginemos Maria, em silêncio, recebendo a saudação do Anjo. No seu coração, uma fé firme e uma confiança plena. É assim que o Céu desce à terra. Maria, Virgem e Rainha, leva-nos pela mão ao trono de Jesus, Rei eterno..

### Oração.

 Rainha do Céu, Mãe Imaculada,

Tu que ouviste a voz do Anjo e respondeste com amor,

> guia-nos na fidelidade à Palavra de Deus.

> Ensina-nos a humildade que abre portas à graça

> e a coragem que vence os medos.

> Reina no nosso coração para que Cristo reine no mundo..

### Mensagem.

Maria é Rainha porque soube ser serva. O seu “faça-se” mudou a história e continua a transformar vidas. Quem segue o seu exemplo encontra a verdadeira liberdade e paz.

 

 

### Sugestão de imagem

 

Uma coroa de estrelas sobre a cabeça de Maria, com o Menino Jesus nos braços, envolta numa luz suave, e ao fundo um trono simples que recorda que a sua realeza nasce da humildade.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *