07 24 Mt 13, 10-17 “A vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus”

.Uma mão a abrir lentamente uma concha, revelando uma pérola escondida no interior. Esta imagem simboliza a revelação dos mistérios do Reino — preciosos, ocultos à vista superficial, mas revelados àqueles que se aproximam com fé e humildade.

Evangelho de Quinta-feira – “A vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus”.

.

EVANGELHO Mt 13, 10-17  «A vós é dado conhecer os mistérios do reino dos Céus,mas a eles não»…

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe: «Porque lhes falas em parábolas?». Jesus respondeu: «Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos Céus, mas a eles não. Pois àquele que tem dar-se-á e terá em abundância; mas àquele que não tem, até o pouco que tem lhe será tirado. É por isso que lhes falo em parábolas, porque veem sem ver e ouvem sem ouvir nem entender. Neles se cumpre a profecia de Isaías que diz: ‘Ouvindo ouvireis, mas sem compreender; olhando olhareis, mas sem ver. Porque o coração deste povo tornou-se duro: endureceram os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para não acontecer que, vendo com os olhos e ouvindo com os ouvidos e compreendendo com o coração, se convertam e Eu os cure’. Quanto a vós, felizes os vossos olhos porque veem e os vossos ouvidos porque ouvem! Em verdade vos digo: muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes e não viram e ouvir o que vós ouvis e não ouviram».

Palavra da salvação.

1. Lectio – O que diz o texto?

Jesus explica aos discípulos por que fala ao povo em parábolas. Afirma que a eles, os discípulos, é concedido conhecer os mistérios do Reino, enquanto a outros não. As parábolas escondem o mistério aos que têm o coração endurecido, os ouvidos surdos e os olhos fechados. Cita o profeta Isaías: o povo ouve, mas não compreende; vê, mas não entende. Jesus conclui elogiando os discípulos: “Felizes os vossos olhos porque veem, e os vossos ouvidos porque ouvem”.


2. Meditatio – O que me diz a mim?

Este texto convida-me a examinar o meu próprio modo de escutar. Tenho ouvido o Evangelho como quem escuta com o coração? Ou simplesmente ouço palavras, mas não deixo que penetrem na vida? Jesus revela que há um dom especial para quem se aproxima d’Ele com humildade e desejo de compreender. O mistério do Reino não se impõe com evidência, mas propõe-se a quem se abre com fé. Ser discípulo é graça e responsabilidade: ver, ouvir, compreender… e deixar-se transformar.


3. Oratio – O que digo a Deus?

Senhor Jesus,
Obrigado por me chamares a conhecer os mistérios do Teu Reino.
Abre os meus ouvidos à Tua Palavra,
purifica os meus olhos para ver a Tua presença no mundo
e amolece o meu coração para que compreenda e me converta.
Dá-me um espírito humilde e atento,
que saiba acolher com gratidão
aquilo que muitos desejaram ver e ouvir,
mas não puderam.
Ámen.


4. Contemplatio – O que me transforma?

Hoje, contemplo Jesus que fala ao coração.
Vejo os discípulos à volta d’Ele, não como curiosos,
mas como aprendizes atentos, sedentos da verdade.
Desejo estar ali, como um deles,
a escutar as parábolas e a pedir:
“Senhor, explica-nos o sentido”.


5. Actio – O que me compromete?

Hoje quero escutar Jesus com mais atenção.
Ler a Palavra com reverência,
como quem escuta um segredo precioso.
E acolher a graça de ver e ouvir
com os olhos e os ouvidos da fé.


Mensagem 

Caros amigos 
O Evangelho de hoje é um convite a valorizar a graça de conhecer os mistérios do Reino. Muitos no passado desejaram ver o que vemos e ouvir o que ouvimos, mas não lhes foi dado. A nós foi-nos confiado esse dom: escutar a Palavra, compreendê-la no coração e deixar que ela nos transforme.

Não é por mérito nosso, mas por graça que nos foi revelado o coração do Evangelho. Não endureçamos o ouvido, nem fechemos os olhos. Sejamos discípulos atentos, humildes e disponíveis. A Palavra de Deus quer fazer morada em nós. Que cada leitura da Escritura seja um momento de encontro com o Senhor que fala em parábolas para nos conduzir ao mistério..

.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *