O7 04 Sexta-feira da semana XIII

2025-07-04

Sexta-feira da semana XIII in

S. Isabel de Portugal – MO
L 1 Gn 23, 1-4. 19 – 24, 1-8. 62-67; Sl 105 (106), 1-2. 3-4a. 4b-5
Ev Mt 9, 9-13

**Sugestão de imagem:** Uma representação artística clássica ou moderna de Jesus à mesa com Mateus e outros publicanos, mostrando o gesto acolhedor de Jesus, acompanhado por uma imagem pequena ou sobreposta de Santa Isabel distribuindo pão aos pobres, simbolizando a misericórdia prática na vida cristã.

EVANGELHO Mt 9, 9-13
«Não são os que têm saúde que precisam do médico.
Prefiro a misericórdia ao sacrifício»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, Jesus ia a passar, quando viu um homem chamado Mateus, sentado no posto de cobrança dos impostos, e disse-lhe: «Segue-Me». Ele levantou-se e seguiu Jesus. Um dia em que Jesus estava à mesa em casa de Mateus, muitos publicanos e pecadores vieram sentar-se com Ele e os seus discípulos. Vendo isto, os fariseus diziam aos discípulos: «Por que motivo é que o vosso Mestre come com os publicanos e os pecadores?». Jesus ouviu-os e respondeu: «Não são os que têm saúde que precisam do médico, mas sim os doentes. Ide aprender o que significa: ‘Prefiro a misericórdia ao sacrifício’. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores».

Palavra da salvação.

REFLEXÃO

O Evangelho de Mateus 9, 9-13 apresenta-nos uma mensagem poderosa sobre a misericórdia de Deus e o chamamento adical de Jesus para seguirmos um caminho de amor e compaixão. Jesus chama Mateus, um cobrador de impostos — um homem desprezado pela sociedade da época — para ser seu discípulo. Ao aceitar este convite, Mateus abandona sua antiga vida e escolhe seguir Jesus, que não hesita em se sentar à mesa com publicanos e pecadores, mostrando que a misericórdia está acima do julgamento.

Este ensinamento encontra uma bela expressão na vida e obra de Santa Isabel de Portugal. Conhecida por sua caridade incansável, Santa Isabel dedicou-se a cuidar dos pobres, doentes e marginalizados da sua época, vivendo a misericórdia que Jesus proclama no Evangelho. Como rainha, poderia ter vivido uma vida de luxo e distância do sofrimento alheio, mas escolheu estar próxima dos necessitados, ajudando-os com amor e humildade. A sua vida é um testemunho concreto do que significa preferir a misericórdia ao sacrifício vazio — ela encarnou o amor prático e efetivo aos que mais precisavam.

Na nossa vida diária, somos chamados a imitar essa misericórdia. Muitas vezes julgamos os outros com facilidade ou nos fechamos em nossos próprios interesses, esquecendo que todos somos pecadores necessitados da graça de Deus. O convite de Jesus para seguirmos o caminho da misericórdia é um desafio para quebrarmos essas barreiras e praticarmos a compaixão ativa, acolhendo o outro com amor, sem preconceitos.

**Oração:**

Senhor Jesus, Tu que chamaste Mateus e abraçaste os pecadores com misericórdia infinita, ajuda-nos a viver esse amor em nosso dia a dia. Que possamos ser instrumentos da Tua compaixão, acolhendo os irmãos com coração aberto e sem julgamentos. Inspira-nos na vida de Santa Isabel de Portugal para sermos solidários e generosos com os mais necessitados. Ensina-nos a preferir sempre a misericórdia ao sacrifício vazio. Amém.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *