Daily Archives: June 16, 2025

06 17 Peregrino Pilgrim Terça feira

Palavra de Deus

Agenda litúrgica

2025-06-17

Terça-feira da semana XI

Verde – Ofício da féria.

Missa à escolha (cf. p. 19, n. 18).

 

L 1 2Cor 8, 1-9; Sl 145 (146), 1-2. 5-6ab. 6c-8ab. 8c-9ab

Ev Mt 5, 43-48

 

06 17 Mt 5, 43-48 Terca feira

Um sol nascendo sobre uma paisagem dividida (ex.: campo devastado ao lado de um jardim florido), simbolizando que a graça divina não faz distinções. Luz dourada unificando os opostos, reforçando Mt 5, 45. 

Mt 5, 43-48: O Amor Radical no Nosso Tempo**  

EVANGELHO Mt 5, 43-48

«Amai os vossos inimigos»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Ouvistes que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo’. Eu, porém, digo-vos: Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem, para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus; pois Ele faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos. Se amardes aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem a mesma coisa os publicanos? E se saudardes apenas os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não o fazem também os pagãos? Portanto, sede perfeitos, como o vosso Pai celeste é perfeito».

Palavra da salvação.

REFLEXÃO

O cerne deste trecho do Sermão da Montanha é a revolução do amor proposta por Jesus: **”Amai os vossos inimigos e orai por aqueles que vos perseguem”** (v. 44). Num mundo marcado por polarizações (políticas, sociais, religiosas), guerras e discursos de ódio nas redes, este mandamento soa como um desafio urgente. Jesus desmonta a lógica do “nós contra eles”, revelando que o amor condicional (“amar só quem nos ama”) é insuficiente e comum a todos. O critério divino é outro: **”Para serdes filhos do vosso Pai que está nos Céus; pois Ele faz nascer o sol sobre bons e maus e chover sobre justos e injustos”** (v. 45).  

A perfeição divina (v. 48) não é impecabilidade, mas amor *incondicional*, como recorda o Papa Francisco: *”A medida do amor é amar sem medida”*. A Igreja insiste que este amor aos inimigos é “o ápice da caridade cristã” (CIC 1933), antídoto contra a cultura do descarte. Hoje, “inimigos” podem ser os que pensam diferente, os que nos feriram, ou grupos estigmatizados. Orar por eles não é concordar com o mal, mas recusar-se a desumanizá-los, reconhecendo que também eles são alvos da graça divina.  

ORAÇÃO 

*Pai misericordioso, que fizeste brilhar o sol sobre todos, ensina-nos a romper as barreiras do ódio. Dá-nos coragem para amar os que nos ferem e orar por quem nos persegue, para que, vivendo como verdadeiros filhos teus, sejamos testemunhas da tua perfeição que acolhe e transforma. Amém.*  

 

Leave a Reply

Logged in as Luz Divina. Edit your profileLog out? Required fields are marked *

 

06 16 Message to the world

🟩 English 

Jesus challenges us to overcome the logic of revenge with mercy. In today’s Gospel, He invites us to respond to evil with goodness, and aggression with love. This way of living is not weakness, but the true strength of one who loves like Christ, guided by the Holy Spirit.

 

🖼️ Portuguese

Jesus desafia-nos a superar a lógica da vingança com o poder da misericórdia. No Evangelho de hoje, convida-nos a responder ao mal com o bem, à agressão com amor. Esta atitude, longe de ser fraqueza, revela a força interior de quem ama como Cristo, guiado pelo Espírito Santo.

.