11 16 Sábado

Agenda litúrgica

2024-11-16

SÁBADO da semana XXXII
Santa Maria no Sábado – MF
L 1 3Jo 5-8; Sl 111 (112), 1-2. 3-4. 5-6
Ev Lc 18, 1-8

### 1ª Leitura: 3 João 5-8
São João louva Gaio pela sua generosidade e acolhimento aos irmãos, lembrando que a prática do bem é uma expressão do amor a Deus. Vivemos a salvação de Cristo ao servir ao próximo com amor e alegria. Nossa vida de fé deve refletir esse compromisso com a verdade e a justiça.
### Salmo Responsorial: Salmo 111 (112), 1-2. 3-4. 5-6
O salmo exalta a pessoa que teme ao Senhor e segue Seus mandamentos, cujos frutos são abundantes e duradouros. Deus recompensa os justos, fazendo-os luz para o mundo. Este salmo nos lembra da importância de viver de acordo com a vontade divina, e de ser luz no caminho dos outros.
### Evangelho: Lucas 18, 1-8
Jesus ensina a perseverança na oração com a parábola da viúva importuna, que insiste até conseguir justiça. A oração contínua e confiável é uma expressão de fé inabalável. Deus, em Sua bondade, sempre responde às súplicas daqueles que buscam a Sua ajuda, reforçando nossa confiança em Seu amor.
Hoje, refletimos sobre o exemplo de Cristo e de Maria, que, através do “sim”, embarcaram no projeto de salvação. Nossa vida eucarística nos chama a seguir esse caminho de generosidade, perseverança e confiança. Que possamos, como Maria, dizer “sim” à vontade de Deus, vivendo plenamente o mistério da salvação.

Missa

Antífona de entrada Cf. Sl 87, 3
Chegue até Vós, Senhor, a minha oração,
inclinai o ouvido ao meu clamor.

LEITURA I (anos pares) 3 Jo 5-8
«Devemos ajudar os irmãos,
para sermos cooperadores da verdade»

Esta breve carta de João, o Ancião, é dirigida a um certo Gaio. Nela o autor exorta-o a continuar a auxiliar os missionários da palavra de Deus. Eles anunciam o nome do Senhor Jesus, o Salvador.

Leitura da Terceira Epístola de São João
Caríssimo Gaio: Tu procedes fielmente em tudo o que fazes pelos irmãos, apesar de serem estrangeiros. Eles deram testemunho da tua caridade perante a Igreja. Farás bem, provendo-os do necessário para a viagem, de maneira digna aos olhos de Deus. Foi pelo nome do Senhor que eles se puseram a caminho, sem nada receberem dos pagãos. Devemos, portanto, ajudar esses homens, para sermos cooperadores da verdade.
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 111 (112), 1-2.3-4.5-6 (R. cf. 1a)
Refrão: Feliz o homem que espera no Senhor. Repete-se
Ou: Aleluia. Repete-se

Feliz o homem que teme o Senhor
e ama ardentemente os seus preceitos.
A sua descendência será poderosa sobre a terra,
será abençoada a geração dos justos. Refrão

Haverá em sua casa abundância e riqueza,
a sua generosidade permanece para sempre.
Brilha aos homens rectos, como luz nas trevas,
o homem misericordioso, compassivo e justo. Refrão

Ditoso o homem que se compadece e empresta
e dispõe das suas coisas com justiça.
Este jamais será abalado;
o justo deixará memória eterna. Refrão

ALELUIA cf. 2 Tes 2, 14
Refrão: Aleluia. Repete-se
Deus chamou-nos por meio do Evangelho,
para alcançarmos a glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. Refrão

 

 

11 16  Lc 18, 1-8 Sabado «Deus fará justiça aos seus eleitos, que por Ele clamam»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

 

Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos uma parábola sobre a necessidade de orar sempre sem desanimar: «Em certa cidade vivia um juiz que não temia a Deus nem respeitava os homens. Havia naquela cidade uma viúva que vinha ter com ele e lhe dizia: ‘Faz-me justiça contra o meu adversário’. Durante muito tempo ele não quis atendê-la. Mas depois disse consigo: ‘É certo que eu não temo a Deus nem respeito os homens; mas, porque esta viúva me importuna, vou fazer-lhe justiça, para que não venha incomodar-me indefinidamente’». E o Senhor acrescentou: «Escutai o que diz o juiz iníquo!… E Deus não havia de fazer justiça aos seus eleitos, que por Ele clamam dia e noite, e iria fazê-los esperar muito tempo? Eu vos digo que lhes fará justiça bem depressa. Mas quando voltar o Filho do homem, encontrará fé sobre a terra?»

Palavra da salvação.

 

REFLEXÃO
Jesus serviu-se de um fato da vida cotidiana para recomendar aos discípulos a rezar sem desanimar, e manter firme a esperança de serem atendidos por Deus.
Uma pobre viúva, não tendo como fazer valer seus direitos, recorreu a um juiz, cuja fama era de não ser temente a Deus, nem ter respeito pelas pessoas. Por ser mulher, pobre e viúva, ela estava em total desvantagem. Sendo mulher, não tinha nenhum prestígio, numa sociedade onde só o homem tinha valor. Sendo pobre, carecia de recursos materiais para se confrontar com o explorador. Sendo viúva, não tinha amparo social. Sem dinheiro, só podia contar com a honestidade dos juízes. Ela, porém, não se deu por vencida. Enfrentou a situação, com garra e determinação, até que o juiz fizesse valer o seu direito. Sua vitória foi fruto da perseverança.
Diante disso, os discípulos foram instados a recorrer, com perseverança a Deus, justo juiz, na certeza de serem atendidos. Se um juiz iníquo, sem fé e sem lei, foi demovido de sua insensibilidade por causa da insistência de uma pobre viúva, de quanto mais será capaz o discípulo que pede, sem desfalecer, ao Pai de misericórdia!
Rezemos com fé e persistência entregando a nossa vida nas mãos de Deus. Perguntemos-lhe constantemente: Senhor que queres que eu faça?

ORAÇÃO
Senhor Jesus, dá-me uma fé firme, que me leve a rezar sempre, na certeza de ser atendido pela misericórdia do Pai.

VIDEO DE MEDITAÇÃO
https://www.eelmoh-dictof.com/…/lc-181-8-o-juiz…/.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *