02 15 Lc 9 22-25 quinta Quem perder a vida por minha causa há-de salvá-la

02 14 Mt 6, 1-6 16-18 Quarta Teu Pai, que vê no segredo, te dará a recompensa

PALAVRA DE DEUS: FAZER AS BOAS OBRAS EM SEGREDO - MATEUS 6,1-6.16-18 -  REFLEXÃO DIÁRIA

EVANGELHO Mt 6, 1-6.16-18
«Teu Pai, que vê no segredo, te dará a recompensa»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tende cuidado em não praticar as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Aliás, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está nos Céus. Assim, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita, para que a tua esmola fique em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando rezardes, não sejais como os hipócritas, porque eles gostam de orar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando rezares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não tomeis um ar sombrio, como os hipócritas, que desfiguram o rosto, para mostrarem aos homens que jejuam. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não percebam que jejuas, mas apenas o teu Pai, que está presente em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa».


Palavra da salvação.

REFLEXÃO

O texto convida-nos a refletir sobre a nossa motivação para fazer o bem A passagem da escritura em Mt 6, 1-6.16-18 é uma exortação de Jesus aos seus discípulos para que eles pratiquem suas boas obras em segredo e não diante dos homens para serem vistos por eles. Jesus adverte que aqueles que praticam suas boas obras diante dos homens já receberam sua recompensa e não terão nenhuma recompensa do Pai que está nos céus.

Quando dermos esmola, não devemos tocar a trombeta diante de nós como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas para serem louvados pelos homens.

Quando rezarmos, não devemos ser como os hipócritas que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas para serem vistos pelos homens.

Quando jejuarmos, não devemos tomar um ar sombrio como os hipócritas que desfiguram o rosto para mostrarem aos homens que jejuam.

Em vez disso, devemos perfumar a cabeça e lavar o rosto para que os homens não percebam que jejuamos, mas apenas o Pai que está presente no que é oculto; e o Pai que vê o que está oculto nos dará a recompensa

Será que buscamos agradar a Deus ou aos homens? Será que agimos por amor ou por vaidade? Será que somos sinceros ou hipócritas? Jesus ensina-nos que as nossas boas obras devem ser feitas em segredo, sem alarde nem ostentação, pois o nosso Pai que vê o que está oculto nos recompensará. Assim, devemos cultivar uma consciência reta, que nos orienta a fazer o bem por si mesmo, e não por interesses humanos. Só assim poderemos viver conforme a verdade e a lei de Cristo.

Oração

Senhor, dai-nos um coração puro e humilde, que saiba fazer o bem sem esperar nada em troca. Ajudai-nos a ser fiéis à vossa vontade e a buscar sempre a vossa glória. Livrai-nos da tentação de sermos vistos e elogiados pelos homens, e fazei-nos buscar somente o vosso olhar de amor. Amém.