07 27 exéquias – Capela da Ressurreição

 FUNERAL

 RITOS INICIAIS

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R. Ámen.

P.A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. R. Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

 Irmãos:

A morte do nosso querido irmão N. enche-nos de tristeza e recorda-nos como é frágil e breve a nossa vida. Mas neste momento de tribulação, conforta-nos a fé. Cristo vive, e o seu amor é mais forte do que a morte. Por isso, não deve vacilar a nossa esperança. Deus que é amor e misericórdia vos conforte neste momento de dor e saudade.  

Oremos, Deus, Pai de misericórdia, que nos destes a fé na morte e ressurreição de vosso Filho, concedei ao vosso servo N., que adormeceu em Cristo, a graça de ressuscitar com Ele para a vida eterna. Por Cristo, nosso Senhor. R. Ámen.

LITURGIA DA PALAVRA

(Sentados) Leitura                                                                                          Fil 3:20-21

Leitor: Leitura da Carta aos Filipenses   

Leitor :  Irmãos a nossa pátria está nos Céus, donde esperamos, como Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo miserável, para o tornar semelhante ao seu corpo glorioso, pelo poder que Ele tem de sujeitar a Si todo o universo.

Palavra do Senhor.

  1. Graças a Deus

Salmo Responsorial       Salmo 26 (27), 1.4.7 e 8b e 9a. 13-14

Refrão: O Senhor é a minha luz e a minha salvação.

      O Senhor é minha luz e salvação:
       a quem hei-de temer?

O Senhor é o protetor da minha vida:

de quem hei-de ter medo?

Refrão: O Senhor é a minha luz e a minha salvação.

Ouvi, Senhor, a voz da minha súplica,

tende compaixão de mim e atendei-me.

A vossa face, Senhor, eu procuro:

não escondais de mim o vosso rosto.

Refrão: O Senhor é a minha luz e a minha salvação.

Espero vir a contemplar a bondade do Senhor

na terra dos vivos.

Confia no Senhor, sê forte.

Tem coragem e confia no Senhor.

Refrão: O Senhor é a minha luz e a minha salvação.

Evangelho                                                                                                                                 Jo 12, 23-26

  1. O Senhor esteja convosco. R. Ele está no meio de nós.
  2. Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João R. Glória a Vós Senhor

 

Naquele tempo,

disse Jesus aos seus discípulos:

Em verdade, em verdade vos digo:

Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só;

mas se morrer, dará muito fruto.

Quem ama a sua vida, perdê-la-á,

e quem despreza a sua vida neste mundo

conservá-la-á para a vida eterna.

Se alguém Me quiser servir, que Me siga,

e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo.

E se alguém Me servir, meu Pai o honrará».

Palavra da salvação.

Homilia

Oração dos fiéis

Elevemos a nossa oração a Deus Pai todo-poderoso, que ressuscitou a Jesus Cristo seu Filho,

e imploremos a paz e a salvação dos vivos e dos mortos, dizendo: R. Ouvi-nos, Senhor.

 

Leitor: Para que confirme todo o povo cristão na unidade da fé e na esperança da vinda gloriosa de Cristo, oremos ao Senhor. R. Ouvi-nos, Senhor.

 

Leitor: Para que, em toda a terra, livre os homens da fome, da violência e da guerra, oremos ao Senhor. R. Ouvi-nos, Senhor.

 

Leitor: Para que manifeste a sua misericórdia aos nossos irmãos sem lar, sem pão ou sem trabalho, oremos ao Senhor. R. Ouvi-nos, Senhor.

 

Leitor: Para que receba na companhia dos Santos o nosso irmão N., que recebeu pelo Batismo a semente da vida eterna, oremos ao Senhor. R. Ouvi-nos, Senhor.

 

Leitor: Por esta família que sofre a dor da saudade, para que fortalecidos pela amizade dos amigos e família possa caminhar na esperança, oremos ao Senhor. R. Ouvi-nos, Senhor.

 

Leitor: Por todos aqueles que nos servem nos hospitais e outros serviços em cuidado dos mais fracos e doentes, oremos ao Senhor. R. Ouvi-nos, Senhor.

 

Leitor: Por cada um de nós para que ouvindo a Palavra de Deus encontremos força para viver com mais determinação e empenho semeando o bem e a verdade como Jesus nos ensinou, oremos ao Senhor. R. Ouvi-nos, Senhor.

 

.

 

ÚLTIMA ENCOMENDAÇÃO E DESPEDIDA

Ao cumprirmos, segundo o rito cristão, o piedoso dever de despedir-nos do corpo humano, oremos confiadamente a Deus nosso Pai, para quem todos os seres vivem. Despedimo-nos deste nosso irmão, na esperança da sua ressurreição entre os eleitos de Deus e pedimos que a sua alma seja recebida na comunhão gloriosa dos Santos.

O Senhor lhe abra os braços da sua misericórdia infinita, para que este nosso irmão, livre dos vínculos da morte, absolvido de toda a culpa, reconciliado com o Pai, conduzido aos ombros do Bom Pastor, mereça entrar na alegria que não tem fim, na companhia dos Santos, na presença do Rei eterno.

Todos oram em silêncio durante alguns momentos

Palavras dos familiares dando graças pelo dom da vida e testemunho cristão que nos deixa.

Depois o que preside pode dizer as seguintes palavras ou outras seme­lhantes:

Pelo Batismo, este nosso irmão tornou-se verdadeiramente filho de Deus, membro de Cristo ressuscitado e templo do Espírito Santo.  O Senhor aumente em nós a esperança de que este nosso irmão, chamado a ser pedra viva do templo eterno de Deus, ressuscitará gloriosamente com Cristo.

Depois, enquanto se canta o responsório ou outro cântico de despedi­da, faz-se a aspersão.

 

  1. Vinde em seu auxílio, Santos de Deus.

Vinde ao seu encontro, Anjos do Senhor.

  1. Recebei a sua alma,

levai-a à presença do Senhor.

  1. Receba-te Cristo, que te chamou,

conduzam-te os Anjos ao Paraíso.

  1. Recebei a sua alma,

levai-a à presença do Senhor.

  1. Dai-lhe Senhor, o eterno descanso,

nos esplendores da luz perpétua.

  1. Recebei a sua alma,

levai-a à presença do Senhor.

 

Depois diz-se a seguinte oração:

Nas vossas mãos, Pai clementíssimo, encomendamos este vosso servo, com a firme esperança de que ele há-de ressuscitar no último dia, juntamente com todos os que morrem em Cristo. Nós Vos agradecemos todos os benefícios que Vos dignastes conceder-lhe durante a sua vida terrena, como sinal da vossa bondade e da comunhão dos Santos em Cristo. Na vossa infinita misericórdia, Senhor, abri a este vosso servo as portas do Paraíso;

e a nós, que ainda vivemos na terra, dai-nos a consolação das palavras da fé, até ao dia em que nos encontremos todos reunidos em Cristo e possamos viver para sempre convosco na alegria eterna. Por Cristo, nosso Senhor. R. Amen.

 

  1. Unidos pela mesma fé rezamos como Jesus nos ensinou: R. Pai Nosso…
  2. Confiemos a Maria a nossa Mãe, as nossas famílias e os nossos irmãos já falecidos:
  3. Avé Maria…

 

 

 

CONCLUSÃO

Deus de toda a consolação, que na sua infinita bondade criou o homem e pela ressurreição do seu Filho Jesus vos deu a esperança de com Ele ressuscitar, vos conceda a sua bênção e graças. R. Amen.

 

A nós, ainda peregrinos neste mundo, conceda o Senhor o perdão dos pecados, e dê a todos os que já morreram o lugar da luz e da paz no seu reino. R. Amen.

 

Para que todos nós, que acreditamos em Jesus Cristo, verdadeiramente ressuscitado de entre os mortos, vivamos com Ele na alegria que não tem fim. R. Amen.

 

Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. R. Amen.

 

************************************************************************************************************************************************

Rezaremos pelo defunto na missa do próximo domingo na Igreja da Cruz Vermelha , R. Calouste Gulbenkian 77A, 2645-271 Alcabideche, Portugal  Alcabideche, Portugal domingos às 12 horas…  Outras informações    àcerca de missa de 7º dia etc  – Telefone 21596 1505 /917162 904

************************************************************************************************************************************************

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *