03-24 Quinta Feira da semana

Evangelho: Lucas 11,14-23

Naquele tempo, 14Jesus estava a expulsar um demónio mudo. Quando o demónio saiu, o mudo falou e a multidão ficou admirada. 15 Mas alguns dentre eles disseram: «É por Belzebu, chefe dos demónios, que Ele expulsa os demónios.» 16 Outros, para o experimentarem, reclamavam um sinal do Céu. 17 Mas Jesus, que conhecia os seus pensamentos, disse-Ihes:«Todo o reino, dividido contra si mesmo, será devastado e cairá casa sobre casa.

18 Se Satanás também está dividido contra si mesmo, como há-de manter-se o seu reino? Pois vós dizeis que é por Belzebu que Eu expulso os demónios. 19Se é por Belzebu que Eu expulso os demónios, por quem os expulsam os vossos discípulos? Por isso, eles mesmos serão os vossos juízes. 20 Mas se Eu expulso os demónios pela mão de Deus, então o Reino de Deus já chegou até vós. 21Quando um homem forte e bem armado guarda a sua casa, os seus bens estão em segurança; 22 mas se aparece um mais forte e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e distribui os seus despojos. 23Quem não está comigo está contra mim, e quem não junta comigo, dispersa.»


L1: Jer 7, 23-28; Sal 94 (95), 1-2. 6-7. 8-9
Ev: Lc 11, 14-23

Missa

ANTÍFONA DE ENTRADA
Eu sou a salvação do meu povo, diz o Senhor.
Quando chamar por Mim nas suas tribulações,
Eu o atenderei e serei o seu Deus para sempre.

ORAÇÃO COLECTA
Humildemente Vos pedimos, Senhor: à medida que se aproxima o dia da nossa redenção, fazei que nos preparemos com maior generosidade para a celebração do mistério pascal. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I Jer 7, 23-28
«Esta é a nação que não ouviu a voz do Senhor seu Deus»

A Quaresma é tempo de conversão ao Senhor; por isso mesmo é tempo de exame de consciência, de revisão de vida à luz da palavra de Deus. Não admira, por isso, que esta palavra nos acuse, nos desmascare, nos queira tocar no mais fundo do coração. Ontem foi-nos dito que a palavra de Deus é a nossa lei; hoje somos acusados de a não termos escutado. Mas esta acusação quer levar-nos à conversão para encontrarmos a alegria do perdão.

Leitura do Livro de Jeremias
Assim fala o Senhor: «Foi isto que ordenei ao meu povo: ‘Escutai a minha voz, e Eu serei o vosso Deus e vós sereis o meu povo. Segui sempre o caminho que vou indicar-vos e sereis felizes’. Mas eles não ouviram nem prestaram atenção: seguiram as más inclinações do seu coração obstinado, voltaram-Me as costas, em vez de caminharem para Mim. Desde o dia em que os seus pais saíram da terra do Egipto até hoje, enviei-lhes todos os profetas, meus servos, dia após dia, incansavelmente. Mas eles não Me ouviram nem Me prestaram atenção: endureceram a sua cerviz, fizeram pior que seus pais. Se lhes disseres tudo isto, não te escutarão; se chamares por eles, não te responderão. Por isso lhes dirás: Esta é a nação que não ouviu a voz do Senhor seu Deus e não quis aceitar os seus ensinamentos. Perdeu-se a fidelidade, foi eliminada da sua boca».
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 94 (95), 1-2.6-7.8-9 (R. cf. 8)
Refrão: Se hoje ouvirdes a voz do Senhor,
não fecheis os vossos corações. Repete-se

Vinde, exultemos de alegria no Senhor,
aclamemos a Deus, nosso salvador.
Vamos à sua presença e dêmos graças,
ao som de cânticos aclamemos o Senhor. Refrão

Vinde, prostremo-nos em terra,
adoremos o Senhor que nos criou.
Pois Ele é o nosso Deus
e nós o seu povo, as ovelhas do seu rebanho. Refrão

Quem dera ouvísseis hoje a sua voz:
«Não endureçais os vossos corações,
como em Meriba, como no dia de Massa no deserto,
onde vossos pais Me tentaram e provocaram,
apesar de terem visto as minhas obras. Refrão

ACLAMAÇÃO ANTES DO EVANGELHO Joel 2, 12-13
Refrão: Louvor a Vós, Jesus Cristo, Rei da eterna glória. Repete-se
Convertei-vos a Mim de todo o coração,
diz o Senhor;
porque sou benigno e misericordioso. Refrão

EVANGELHO Lc 11, 14-23
«Quem não está comigo está contra Mim»

Na Vigília Pascal somos chamados a renovar os nossos compromissos baptismais. Trata-se de optarmos por Cristo, nosso Senhor, de proclamarmos, uma vez mais, que somos d’Ele, porque quem não é por Ele está contra Ele. A celebração da Páscoa é, em certo modo, o ponto culminante de uma grande conversão.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, Jesus estava a expulsar um demónio que era mudo. Logo que o demónio saiu, o mudo falou e a multidão ficou admirada. Mas alguns dos presentes disseram: «É por Belzebu, príncipe dos demónios, que Ele expulsa os demónios». Outros, para O experimentarem, pediam-Lhe um sinal do céu. Mas Jesus, que conhecia os seus pensamentos, disse: «Todo o reino dividido contra si mesmo, acaba em ruínas e cairá casa sobre casa. Se Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que Eu expulso os demónios. Ora, se Eu expulso os demónios por Belzebu, por quem os expulsam os vossos discípulos? Por isso eles mesmos serão os vossos juízes. Mas se Eu expulso os demónios pelo dedo de Deus, então quer dizer que o reino de Deus chegou até vós. Quando um homem forte e bem armado guarda o seu palácio, os seus bens estão em segurança. Mas se aparece um mais forte do que ele e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e distribui os seus despojos. Quem não está comigo está contra Mim e quem não junta comigo dispersa».
Palavra da salvação.

************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************************

– Reflexão

Tentando desacreditar a obra de Jesus por não reconhecerem a ação de Deus na pessoa de Jesus, seus adversários caiem na mais ridícula contradição. Na verdade estão dominados completamente pelo espírito do mal. Escolhem o mundo de injustiça que Jesus veio combater. Jesus por sua vez não dá espaço a dúvidas ou a falsas interpretações. Expõe dizendo que é contra senso expulsar demónios pelo chefe deles. O que Jesus realiza é pelo dedo de Deus, o espírito santo.A pessoa ou se coloca do lado de Jesus e do Reino de Deus ou fica do lado do demónio do reino da injustiça. Jesus expulsa o mal pelo poder do próprio Deus sinal é que o Reino de Deus já chegou. O homem forte, como diz Jesus, é Ele mesmo que chega e derrota o inimigo. É sensato quem fica do lado de Jesus. Com Ele podemos levar a vida fecunda. Sem Ele perde-se a vida.Experimentemos reconstruir em nós e nos nossos irmãos uma fé que parta verdadeiramente do Evangelho e nos leve a segui-Lo, a comprometer-se com Ele, com o Seu projeto, com a causa do Reino que Ele veio implantar. Não há outra opção nem uma terceira via. Continuar com Cristo ou ir embora. Há Caminho melhor do que optar por Cristo? A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna (João 6, 68). Cristo apresenta-se como opção única e absoluta. Não há outro messias a escolher, não há outro caminho a seguir.— Oração Senhor Deus, fazei que, optando por seguir-Vos fiel e generosamente celebremos com verdadeira alegria o mistério pascal.

 

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Purificai, Senhor, o vosso povo de todo o contágio do mal, para que os nossos dons Vos sejam agradáveis; e não nos deixeis fascinar pelas falsas alegrias, mas conduzi-nos ao prémio da glória prometida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Prefácio da Quaresma

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 118, 4-5
Promulgastes, Senhor, os vossos preceitos
para se cumprirem fielmente.
Fazei que os meus passos sejam firmes
na observância dos vossos mandamentos.

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Sustentai, Senhor, com o auxílio da vossa graça aqueles que alimentais nos sagrados mistérios, para que os frutos de salvação que recebemos neste sacramento se manifestem em toda a nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.