Esmiuçando o Evangelho segundo S. Mateus (10,16-23)
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: «Vede, eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 🗣 (Este versículo é, em particular, e à primeira vista, um contra senso! Seria para lhes meter medo? Por não confiar na cautela que deveriam ter? Para testá-los, simplesmente?… E se nós olhássemos um pouco mais à frente para quem sabe, percebermos o que está por detrás das Suas palavras? Facto é, que enquanto não viram Jesus ressuscitado, apavorados, confinavam-se e recolhiam-se a lugares escondidos, para não serem descobertos. Mas também o é que, com a Ressurreição, tudo mudou! A coragem aflorou com força e a fé venceu toda a ameaça! Percebemos assim, que o Senhor sempre foi ciente do que a Fé verdadeira, pode fazer no coração do homem e o quanto, por ela, ele consegue enfrentar. Não se trata de super heróis, mas de homens e mulheres que descobrem a verdadeira razão para a Vida e a Ela se entregam numa confiança total, para A viver. Ao longo dos séculos, e também nos nossos dias, assistimos a inúmeros testemunhos de mártires que, se confrontados, preferem a morte a renegar a fé em Jesus Cristo. Não são um, nem dois, os exemplos que temos, mas dezenas de milhares, começando pelos próprios apóstolos. Concluímos, pois, que a fidelidade e o amor a N. Senhor, impulsiona-nos “a remar contra a maré”! Sendo assim, logo à partida, temos a percepção das dificuldades que enfrentamos, quando nos decidimos por Jesus. Sabemos bem, que estaremos a anunciar uma realidade diferente, daquela que o homem gosta de viver – fama, poder e dinheiro – Nada disso vamos poder encontrar no caminho da fé em Cristo, o único, porém, a realizar plenamente, o coração do homem. Insólito é, no entanto, percebermos a pouca disposição para nele apostar.) Cuidado com as pessoas, pois vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Por minha causa, sereis levados diante de governadores e reis, de modo que dareis testemunho diante deles e diante dos pagãos. Quando vos entregarem, não vos preocupeis em como ou o que falar. Naquele momento vos será dado o que falar, pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai falará em vós. 🗣 (É hora de nos perguntarmos, se estamos efectivamente, dispostos a enfrentar as dificuldades por causa das nossas convicções de fé. Que Deus nos dê a graça de percebermos a que nos leva essa confiança) »O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. Sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem».
Daily Archives: July 11, 2020
Comentários da Celeste ..(liturgia 12/07)
1ª Lt..Is.55, 10-11
Isaías elabora um elogio à fecundidade da Palavra do Senhor, semelhante à água que fecunda a terra. A Palavra saída da boca de Deus, produz efeito em quem a acolhe e a leva para a vida, fazendo dela o seu alimento espiritual.Nunca é inútil anunciar a Palavra Palavra apesar dos frutos não serem imediatos. .
O salmo descreve a ação do Senhor, na natureza, principalmente a água que dá vida à terra, donde brota o alimento para os homens e os animais.
2ª Lt.ªRom. 8, 18-23Paulo, fála-nos da força do Espírito de Deus que nos liberta. Ser livre, é uma das aspirações de todo o ser humano. Devemos ter a consciência que a liberdade física, realiza a pessoas plenamente a dois níveis: o humano e o cristão. Fomos criados à semelhança de Deus. Esta leitura, deve estimular-nos para a verdadeira liberdade, nossa e dos irmãos.
Ev. Mt. 13, 1-23- ou1-9
Este Evangelho, é simbólico! Situa-nos novamente na Palavra de Deus e oferece-nos a parábola do semeador Jesus, confiou aos apóstolos o anúncio da Palavra , onde( também nós, estamos incluídos) leva-nos a uma profunda reflexão! Que terreno somos nós? Qual a nossa colaboração?
Que obstáculos levantamos? Tantas vezes ouvimos a Palavra….Quais os frutos?Ser terra boa,onde a semente produz, exige : purificação, abertura espiritual, vontade em aplicar a Palavra de Deus à vida.Que a participação na Eucaristia não seja rotineira. Peçamos do crescimento na santidade e maior perfeição. Se isto não acontece, é porque participamos na Eucaristia de forma rotineira. Importa que a nossa participação seja ativa,plena e consciente, na celebração Litúrgica.