01 06 Quinta feira do tempo Comum

01 06 Lc 4,14-22 Quinta depois da Epifania .

EVANGELHO Lc 4, 14-22a
«Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas


Naquele tempo, Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e a sua fama propagou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas e era elogiado por todos. Foi então a Nazaré, onde Se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou na sinagoga a um sábado e levantou-Se para fazer a leitura. Entregaram-Lhe o livro do profeta Isaías e, ao abrir o livro, encontrou a passagem em que estava escrito: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres; Ele Me enviou a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos e a proclamar o ano da graça do Senhor». Depois enrolou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-Se. Estavam fixos em Jesus os olhos de toda a sinagoga. Começou então a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir». Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam da mensagem da graça que saía da sua boca.
Palavra da salvação.

Palavra da salvação.

REFLEXÃO

            Jesus ao regressar a Nazaré, à sua cidade natal, percorre as ruas da sua infância. Entra   na sinagoga e convidado a  ler uma passagem do livro de Isaias  aplica a Si próprio a passagem do profeta:

               18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração…
                Jesus manifesta-Se como sendo Ele mesmo o Ungido de Deus, o Messias, o Cristo esperado desde os tempos antigos


      Todos prestaram atenção às palavras de Jesus   Estavam fixos em Jesus os olhos de toda a sinagoga.” E o   Evangelista termina dizendo: Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam da mensagem da graça que saía da sua boca.
                Jesus não age por iniciativa própria, não quer ser o centro das atenções. Intimamente unido ao Pai pelo Espírito Santo, a sua motivação é dar a conhecer o amor de Deus.         Em Jesus, vemos o poder e o amor e da misericórdia de Deus em ação. As suas   palavras trouxeram esperança, alegria para os corações humildes e simples
                Jesus veio para libertar as pessoas do desânimo, desespero e vazio de vida. O Evangelho da salvação é uma “boa notícia” para todos os que o receberem.

                Sintamos   a alegria e a liberdade do Evangelho de Jesus Cristo: O  Filho de Deus veio trazer-nos a vida e a vida em abundância (Jo 10,10)

ORAÇÃO

Senhor Jesus, vós sois   a realização de todas as nossas esperanças e sonhos. Através do dom do vosso   Espírito Santo, recebemos a   verdade, liberdade e vida abundante. Enchei-nos  com a alegria do Evangelho e inflamai o nosso  coração com amor e zelo por vós e pelo seu  reino de paz e justiça.

VIDEO DE MEDITAÇÃO

Meditemos no acontecimento ocorrido milhares de ano distantes de nós