12 09    Mt 9, 35- 10, 1-6-8 Sábado  A compaixão de Jesus. A missão dos Doze 

12 09    Mt 9, 35- 10, 1-6-8 Sábado  A compaixão de Jesus. A missão dos Doze 

Mateo 9, 35—10, 1. 5a. 6-8: Al ver a la multitud, tuvo compasión. –  Boosco.org

EVANGELHO Mt 9, 35 – 10, 1.6-8
«Ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão»


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus


Naquele tempo, Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades. Ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão, porque andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. Jesus disse então aos seus discípulos: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara». Depois chamou a Si os seus Doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades. Jesus deu-lhes também as seguintes instruções: «Ide às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que está perto o reino dos Céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça».
Palavra da salvação.


REFLEXÃO 

Realizando a antiga profecia de Ezequiel (Ez 34,13-14) Jesus é o pastor autêntico que Javé , movido de compaixão, enviou aos israelitas, «ovelhas sem pastor». 

Como Javé teve compaixão de Israel, assim Jesus a tem pelo Seu povo porque não vê ninguém que cuide dele: “estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor” Os chefes políticos e as autoridades religiosas, preocupados com os próprios interesses, querem melhorar as suas vidas, e deixam de lado o povo faminto e doente. 

Jesus, sensível às necessidades e às dores dos homens escolhe discípulos comunica-lhes os seus poderes e envia-os ao mundo para cuidar do seu rebanho confere-lhes a autoridade de expulsar os espíritos malignos e de curar os enfermos. 

Os discípulos aceitam esta missão com total desprendimento «Recebestes de graça, dai de graça» tudo farão sem qualquer interesse. 

A autoridade que Jesus confere é a força prodigiosa da sua Palavra capaz de debelar o mal e de criar um mundo novo. 

Hoje a comunidade cristã é o povo depositário das promessas e da aliança entre Deus e a humanidade. A Igreja, é chamada a santificar o mundo, viver no seu interior a a liberdade, a igualdade, a paz, o respeito pela pessoa humana; destinada a ser cidade colocada sobre o monte e lâmpada que ilumina a casa, precisa de ser a primeira a deixar-se iluminar pela Palavra de Deus. 

Só respondendo à voz Pastor e for rebanho fiel a Deus, a comunidade cristã levará a cabo a missão de curar as doenças da humanidade: a fome, as guerras, a violência, os ódios, os fanatismos…

Oração 

Senhor, que na Vossa misericórdia infinita, quereis que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade, vede como é grande a Vossa messe e enviai-lhes operários, para que seja anunciado o Evangelho a toda a criatura e o Vosso povo, reunido pela palavra da vida e sustentado pela força dos sacramentos, siga o caminho da salvação e da caridade.