1107  Mc 12, 38-44 DOMINGO XXXII DO TEMPO COMUM

 

EVANGELHO – Forma longa Mc 12, 38-44
«Esta pobre viúva deu mais do que todos os outros»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Naquele tempo, Jesus ensinava a multidão, dizendo: «Acautelai-vos dos escribas, que gostam de exibir longas vestes, de receber cumprimentos nas praças, de ocupar os primeiros assentos nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes. Devoram as casas das viúvas, com pretexto de fazerem longas rezas. Estes receberão uma sentença mais severa». Jesus sentou-Se em frente da arca do tesouro a observar como a multidão deitava o dinheiro na caixa. Muitos ricos deitavam quantias avultadas. Veio uma pobre viúva e deitou duas pequenas moedas, isto é, um quadrante. Jesus chamou os discípulos e disse-lhes: «Em verdade vos digo: Esta pobre viúva deitou na caixa mais do que todos os outros. Eles deitaram do que lhes sobrava, mas ela, na sua pobreza, ofereceu tudo o que tudo o que possuía para viver».

REFLEXÃO

  O Evangelho  deste do­mingo apresenta-nos uma mulher  crente e generosa, de baixa condição social    Porém é objeto da   atenção do Senhor que  «faz justiça aos oprimidos, dá pão aos que têm fome, ampara o órfão e a viúva, e entrava o caminho aos peca­dores» (Salmo 145).

 Esta  pobre viúva deposita na caixa do tesouro do templo de Jerusalém o pou­co que possui. Eis o comovento diálogo do Evangelho: «Jesus sentou- -se em frente da arca do tesouro a observar como a multidão deitava o dinheiro na caixa. Muitos ricos deitavam quantias avultadas. Veio uma pobre viúva e deitou duas pequenas moe­das, isto é, um quadrante. Jesus chamou os discípulos e disse- -lhes: “Em verdade vos digo: Esta pobre viúva deitou na caixa tinha tinha, tudo o que possuía para viver».           

            Jesus põe em contraste as atitudes ostensivas dos escribas e a simplicidade sincera dos humildes, onde não há lugar para vaidades Para Deus conta a  atitude interior do coraçãoEle precedeu-nos com o seu exemplo. Ele veio para nos dar a vida e fez-se pobre para nos enriquecer com a sua pobreza. Apesar de não ter nada nem onde reclinar a cabeça, gastou toda a sua vida, dando a todos saúde e movimento, vista e luz, verdade e alegria, acabar por dar-se a si mesmo inteiramente. Sigamos o seu exemplo dando e sobretudo dando-nos. Utilizemos  os nossos talentos com amor e caridade, em cada uma das situações que chegarem, pois o dar privando-se do necessário pesa mais na balança de Deus daquele que Deus daquele que dá sem se privar de coisa alguma.


ORAÇÃO

           Louvamos-Te, Pai, porque na viúva pobre e generosa Cristo mostrou-nos um exemplo vivo de religião verdadeira, modelo de adoração e entrega que Ele praticou.
           .Dá-nos, Senhor, uma fé que nos leve ao desprendimento e à autodoação e concede-nos e generosidade dos pobres, para que nos entreguemos por inteiro a vós  e aos irmãos.

CANTO DE MEDITAÇÃO 
Se quisermos verdadeiramente ser felizes partilhamos tudo o que somos e temos pelos nossos irmãos.

https://www.eelmoh-dictof.com/wp-content/uploads/2021/10/Cristoque-atuaajudaparaamar.mp4


Partilha de uma das nossas irmãs em Cristo: 

Reflexão:

Todos os dias da minha vida, Jesus encontra-se diante de mim, em silêncio, aguardando pacientemente a minha oferta…O que lhe dou? Nada? O mínimo para não parecer mal? O que me sobra? Tudo? Hoje sou chamada a seguir o exemplo de 2 viúvas que, na maior pobreza, se entregam por completo à providência divina doando tudo o que tinham. Esta entrega vai muito para além do material, é uma entrega dos dons que possuímos.

Desafio:

Olha para o “porta-moedas” que é a tua alma, avalia-a e pensa de modo concreto em “duas pequenas moedas” que podes dar a Jesus. Sê generoso, oferece-as sem receios e de forma consistente! A regra é Pouco, Pequeno e Possível! Por exemplo, 10 minutos diários de meditação da Bíblia e 10 minutos de ajuda diária nas tarefas domésticas (além do que sou obrigado).

Música:

Senhor aqui nos tendes – https://www.youtube.com/watch?v=GAFyn4YjJBQ