EVANGELHO Lc 17, 1-6
«Se sete vezes vier ter contigo e te disser: ‘Estou arrependido’,
tu lhe perdoarás»
Esta leitura é constituída por uma série de pensamentos sobre a vida da comunidade dos cristãos, que há-de ser vivida segundo o espírito de Jesus: evitar o escândalo, perdoar as injúrias, viver da fé, precisamente o contrário do espírito do mundo em que reina o pecado e a divisão.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «É inevitável que haja escândalos; mas ai daquele que os provoca. Melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma mó de moinho e o atirassem ao mar, do que ser ocasião de pecado para um só destes pequeninos. Tende cuidado. Se teu irmão cometer uma ofensa, repreende-o, e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se te ofender sete vezes num dia e sete vezes vier ter contigo e te disser: ‘Estou arrependido’, tu lhe perdoarás». Os Apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé». O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: ‘Arranca-te daí e vai plantar-te no mar’, e ela vos obedeceria».
Palavra da salvação.
Se teu irmão pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe.» Lc 17,1-6
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Jesus disse também a seus discípulos: “É impossível que não haja escândalos, mas ai daquele por quem eles vêm!
Melhor lhe seria que se lhe atasse em volta do pescoço uma pedra de moinho e que fosse lançado ao mar, do que levar para o mal a um só destes pequeninos. Tomai cuidado de vós mesmos.
Se teu irmão pecar, repreende-o; se se arrepender, perdoa-lhe.
Se pecar sete vezes no dia contra ti e sete vezes no dia vier procurar-te, dizendo: Estou arrependido, perdoar-lhe-ás”.
Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta-nos a fé!”.
Disse o Senhor: “Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: ‘Arranca-te e transplanta-te no mar, e ela vos obedecerá'”.
Reflexão
O evangelho de hoje convida-nos a meditar em três temas: O escândalo; perdão ilimitado e a Fé.
Jesus acompanha com carinho e paciência, cada discípulo do Reino que se esforça para crescer na fé. Daí o facto de dizer àqueles pelas suas atitudes o desencoraja: “Ai daquele que escandaliza um destes pequeninos”. O verdadeiro cristão deve evitar o escândalo para que os iniciados, levados pelo nossos testemunho, se encorajem a caminhar com entusiasmo o caminho incipiente de fé.
O verdadeiro cristão assume o perdão fraterno ilimitado e assume na sua vida o que hoje Ele nos diz “Se o teu irmão te ofender sete vezes num dia e sete vezes voltar e te disser ‘estou arrependido’, tu lhe perdoarás”.
O verdadeiro cristão, a exemplo dos apóstolos pede constantemente a Deus “Aumenta-nos a fé A fé é um dom gratuito de Deus que temos de lhe pedir continuamente – é tudo na nossa vida de cristãos, porque nos dá uma luz que tudo ilumina, porque é optimismo, alegria e força de Deus que nos infunde a têmpera e a vontade de Jesus, todo um estilo novo de enfrentarmos a vida para dar a cara por ele.
Apesar das palavras duras de Jesus para quem é ocasião de pecado para o seu irmão, a Sua Misericórdia é inesgotável.
Quanto mais unidos a Deus pela oração mais a graça penetra em nós e nos encoraja a resistir às insinuações que nos afastam do Seu caminho.
Oração
Obrigado, Senhor Jesus, o nosso modelo no diálogo da fé. Concede-nos ao menos um grãozinho de fé verdadeira para dar lugar às vossas maravilhas na nossa vida, para ter luz, optimismo, força e alegria, para crer de verdade nestes tempos difíceis. Senhor, cremos, mas aumenta a nossa fé!
Vídeo de Meditação
Agradeçamos ao Senhor o dom da fé cantando a sua misericórdia.