
EVANGELHO Lc 11, 27-28
«Feliz Aquela que Te trouxe no seu ventre»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo,
enquanto Jesus falava à multidão,
uma mulher levantou a voz no meio da multidão e disse:
«Feliz Aquela que Te trouxe no seu ventre
e Te amamentou ao seu peito».
Mas Jesus respondeu:
«Mais felizes são os que ouvem a palavra de Deus
e a põem em prática».
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
Neste dia celebramos a memória de Nossa Senhora a mãe de Jesus.
O Evangelho escolhido para este dia é Lc 11, 27-28. Parece à primeira vista que Jesus subestima a sua mãe mas antes a engrandece pois Maria antes de ter concebido Jesus no seu seio já o tinha concebido no seu coração .
O povo simples, entusiasmado com Jesus, expressa-se espontaneamente pela boca de uma mulher: “Felizes as entranhas que te trouxeram e os seios que te amamentaram!”
Este elogio é em primeiro lugar para sua mãe. Ela foi a primeira a escutar e aceitar a palavra de Deus no anúncio do anjo com um “sim” incondicional. Maria converteu-se em mãe de Jesus ao aceitar a mensagem divina, isto é, pela fé e pela obediência em primeiro lugar.
Maria é também a mãe espiritual da comunidade que formam os irmãos de Jesus, a Igreja. Mãe de quantos pela fé, a Palavra de Deus e a cumprem fielmente.
A altura que Maria de Nazaré alcançou na fé mediante a escuta e a prática da palavra de Deus converte-a em modelo e exemplo perfeito da fé do discípulo de Cristo e da própria comunidade cristã, além de membro singular e mãe da Igreja.
A sua figura, encarnação viva do evangelho de hoje, mostra-nos que crer eficazmente supõe uma mudança radical na nossa existência pessoal, porque afeta a nossa atitude perante Deus e os irmãos, o mundo e o trabalho, a vida e a convivência.
Hoje glorificamos-te, Pai, por Maria, a mãe de Jesus. Ela foi a mãe bendita e virginal do seu próprio Senhor; mas foi feliz, antes de tudo, porque no silêncio da sua fé atenta escutou a vossa mensagem e o vosso desígnio e respondendo : “Sim ”, inaugurando um mundo de bênção.
ORAÇÃO
Obrigado, Senhor, pela ternura maternal de Maria. Ela foi a primeira cristã e discípula de Jesus; por isso a sua figura tem valor universal e permanente. Com Jesus, ela é modelo da nossa opção pelo Reino .Ensina-nos, Senhor, a rezar com Maria, mãe da Igreja:Faça-se a vossa vontade assim na terra como no céu. Amen.