EVANGELHO, Mateus (13: 16-17)
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo,
16 Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. 17 Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes e não o viram, e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.
Palavra da Salvação
REFLEXÃO
Hoje celebramos S. Joaquim e Santa Ana. Segundo uma antiga tradição, que remonta ao séc. II, assim se chamavam os pais da Santíssima Virgem Maria Em atenção a esta comemoração recordamos os nossos avós com veneração e respeito profundo, pois foram instrumentos de Deus na transmissão da vida. Os avós carregaram com eles história, sabedoria e muito amor. Quem valoriza a sua família, deve antes de tudo, exaltar os avós. Tudo o que fizeram tem como resultado o que somos hoje. Vivos ainda, mostremos o nosso carinho e admiração, já em Deus rezemos pelo seu eterno descanso.
O Evangelho (Mt 13, 16-17)) elogia aquelas pessoas que desejaram aquilo que o povo estava vendo – cumprimento das promessas e aqui nós descobrimos S. Joaquim e santa Ana cuja história nos vem um pouco pelo Evangelhos Apócrifos. Foram um homem e mulher que guardaram a fidelidade às promessas Não deixaram apagar no seu coração o sentido da Esperança.
Somos felizes, pois somos alcançados por Deus, por seu amor e por sua misericórdia. A salvação pôde enfim ser vista e contemplada. De Joaquim e Ana brotou Maria e de Maria Cristo, o nosso salvador e redentor.
Que Deus nos dê, a exemplo dos santos Joaquim e Ana, a graça de enxergar, no quotidiano da vida, a Cristo, sacerdote eterno e nos abra o os olhos da fé para captarmos os milagres que acontecem na nossa vida. Estejamos atentos à Palavra do Senhor e seremos felizes e desfrutaremos de tudo quanto o Pai providenciou para que vivamos uma vida promissora.
ORAÇÃO
Pai, obrigado por terdes enviado Jesus para viver a verdade, falar a verdade e revelar a verdade para que possamos conhecer sua vontade e seu amor mais claramente. Abri nossos olhos e coração e revelai-nos a vossa verdade enquanto procuramos Jesus e estudamos as Escrituras. Em nome de Jesus, eu oro. Amén.
CANTO DE MEDITAÇÃO