EVANGELHO Mt 11, 20-24
«O dia do Juízo será mais tolerável para Tiro e Sidónia
do que para vós»
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo seg. São Mateus
Naquele tempo, começou Jesus a censurar duramente as cidades em que se tinha realizado a maior parte dos seus milagres, por não se terem arrependido: «Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque se em Tiro e em Sidónia se tivessem realizado os milagres que em vós se realizaram, há muito teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza. Mas Eu vos digo que no dia do Juízo haverá mais tolerância para Tiro e Sidónia do que para vós. E tu, Cafarnaum, serás exaltada até ao céu? Até ao inferno é que descerás. Porque se em Sodoma se tivessem realizado os milagres que em ti se realizaram, ela teria permanecido até hoje. Mas Eu vos digo que no dia do Juízo haverá mais tolerância para a terra de Sodoma do que para ti».
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
No Evangelho de Mateus 11, 20-24, Jesus censura as cidades de Corazim, Betsaida e Cafarnaum, onde Ele realizou muitos milagres, por não se terem arrependido. A mensagem central deste texto é a responsabilidade que vem com o conhecimento da palavra de Deus. Quanto maior o conhecimento e os sinais recebidos, maior é a responsabilidade de se converter e seguir a vontade divina. Jesus destaca que, se as cidades pagãs de Tiro e Sidônia tivessem testemunhado tais milagres, elas teriam se arrependido há muito tempo. Isso ressalta a gravidade da rejeição das cidades onde Jesus operou pessoalmente.
Este aviso de Jesus é pertinente não apenas para Seus contemporâneos, mas também para nós hoje. Temos acesso ao Evangelho, às Escrituras e a uma rica tradição de fé. Somos chamados a responder com fé e arrependimento genuíno. Ignorar ou rejeitar essa mensagem atrai um julgamento mais severo, como ilustrado pelas palavras de Jesus. Ele nos lembra que o privilégio do conhecimento espiritual traz consigo uma grande responsabilidade.
Portanto, este texto convida nos a refletir sobre nossa resposta ao chamamento de Deus. Somos realmente transformados pelo Evangelho que ouvimos? Estamos vivendo uma vida de arrependimento e fidelidade à mensagem de Jesus? A advertência de Jesus serve como um lembrete solene de que a verdadeira conversão deve acompanhar nosso conhecimento da fé.
Oração
Senhor Jesus, Tu que nos chamaste ao arrependimento através dos sinais e maravilhas que operaste, ajuda-nos a responder com fé e mudança de coração. Não permitas que nossos corações se endureçam diante das Tuas palavras. Dá-nos a graça de reconhecer nossas falhas e de viver uma vida transformada pelo Teu amor. Que possamos ser fiéis ao Teu chamado, levando a Tua mensagem de salvação ao mundo. Amém.