
EVANGELHO, Mateus (9: 1-8)
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Jesus Cura um Paralítico
9 Entrando Jesus num barco, atravessou o mar e foi para a sua cidade. 2 Alguns homens trouxeram-lhe um paralítico, deitado em sua maca. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Tenha bom ânimo, filho; os seus pecados estão perdoados”.
3 Diante disso, alguns mestres da lei disseram a si mesmos: “Este homem está blasfemando!”
4 Conhecendo Jesus seus pensamentos, disse-lhes: “Por que vocês pensam maldosamente em seu coração? 5 Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’? 6 Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” — disse ao paralítico: “Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”. 7 Ele se levantou e foi. 8 Vendo isso, a multidão ficou cheia de temor e glorificou a Deus, que dera tal autoridade aos homens.
Palavra da Salvação
REFLEXÃO
Jesus Cristo mostrou ao longo da sua vida terrena o poder sobre as próprias leis da natureza. Neste episódio mostra também o poder de perdoar os pecados Em Cafarnaum, perante os escribas, um paralítico suplicante e seus familiares diz algo de surpreendente : “Animo, filho!, os teus pecados são perdoados”.
Jesus Cristo ao perdoar-lhe os pecados, está a curá-lo também da sua enfermidade, porque esta, segundo a mentalidade judaica, era consequência do pecado pessoal ou dos próprios pais. Ao proceder assim quis significar que dar o perdão ao paralítico era mais importante que lhe dar a cura física. Curar a alma é mais importante que curar o corpo. Perdoar os pecados é uma acção divina: Jesus alcança assim o vértice da manifestação de poder salvador.
Ele veio a nós para tirar o pecado do mundo, Ele “É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (João 1:29). Ele não veio para outra coisa. Tudo o que fez e viveu foi em função disso. Terminou Sua Missão dolorosamente na cruz, dizendo ao Pai: “Tudo está consumado!”. Jesus deixou a Sua Igreja para continuar a Sua missão de tirar o pecado do mundo, e ela faz isso pelos Sacramentos que Ele nos deixou, especialmente o Batismo e a Confissão.
Jesus continua a reconciliar-nos consigo por meio de Cristo e através da Igreja, como afirma S. Paulo (2Cor 2:17). Efetivamente, Jesus ressuscitado transmitiu aos apóstolos, à comunidade eclesial, o poder do perdão: “22 E com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo. 23 Se perdoarem os pecados de alguém, estarão perdoados; se não os perdoarem, não estarão perdoados”. (João 20:22-23).
ORAÇÃO
Senhor, ajudai aqueles a quem paralisa e acorrenta a mesquinhez, o medo, o erro, o desespero e o desamor.
Reconciliai-nos, Senhor, convosco e com os irmãos para podermos sentar-nos de novo á tua mesa na festa. Amén.
CANTO DE MEDITAÇÃO