EVANGELHO, Lucas (1, 39-56)
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
“Visitação da Virgem Santa Maria”
39 Naqueles dias, Maria preparou-se e foi depressa para uma cidade da região montanhosa da Judéia, 40 onde entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o bebê agitou-se em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42 Em alta voz exclamou: “Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz!
43 Mas por que sou tão agraciada, ao ponto de me visitar a mãe do meu Senhor?
44 Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, o bebê que está em meu ventre agitou-se de alegria. 45 Feliz é aquela que creu que se cumprirá aquilo que o Senhor lhe disse!”
O Cântico de Maria
46 Então disse Maria: “Minha alma engrandece ao Senhor
47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
48 pois atentou para a humildade da sua serva. De agora em diante,
todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
49 pois o Poderoso fez grandes coisas em meu favor;
santo é o seu nome.
50 A sua misericórdia estende-se aos que o temem,
de geração em geração.
51 Ele realizou poderosos feitos com seu braço; dispersou os que são soberbos
no mais íntimo do coração.
52 Derrubou governantes dos seus tronos, mas exaltou os humildes.
53 Encheu de coisas boas os famintos, mas despediu de mãos vazias os ricos.
54 Ajudou a seu servo Israel, lembrando-se da sua misericórdia
55 para com Abraão e seus descendentes para sempre, como dissera
aos nossos antepassados”.
56 Maria ficou com Isabel cerca de três meses e depois voltou para casa.
Palavra da salvação.
REFLEXÃO
Na Festa de Visitação, introduzida no calendário da Igreja por Bonifácio IX, no século XIV, a Igreja propõe a reflexão do Evangelho Lucas (1, 39-56).
Depois da Anunciação, Maria visita a prima Isabel, prestes a ser mãe partilhando com ela a alegria das maravilhas operadas no seu intimo.
Isabel, uma mulher já de idade avançada, profere humildemente as conhecidas palavras: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!”, enchendo-se do Espírito Santo e da alegria da presença de Deus.
Respondendo à saudação de sua prima e exultando na alegria do Espírito Santo, Maria deu glória ao Senhor com um cântico de louvor, o “Magnificat”.
Com as palavras «A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque pôs os olhos na humildade da sua serva> Maria reconhece, em primeiro lugar, os dons singulares que Lhe foram concedidos e enumera depois os benefícios universais com que Deus favorece continuamente o género humano.
Deus na sua infinita misericórdia transforma os pequenos e fracos, em fortes e grandes. Na sua humildade Maria exclama “O Todo-poderoso fez em mim maravilhas, Santo é o seu nome.”
O Espírito Santo é a forma como Deus reina em cada um de nós, nos ajude a aprender na escola da Virgem Maria, a humildade e o serviço ao Senhor e aos irmãos.
A exemplo de Maria reconheçamos humildemente como Deus age na nossa vida e expressamos com sinceridade: O senhor fez em mim maravilhas. Santo é o seu nome
ORAÇÃO
Senhor Jesus, dai-nos a alegria em vos procurar mais fervorosamente. Tornai-nos dóceis à inspiração do Espírito Santo, para podermos cantar sempre como Maria, as vossas maravilhas. Amém.
CANTO DE MEDITAÇÃO