EVANGELHO João (15, 9-17)
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
9 “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. 10 Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. 11 Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. 12 O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. 13 Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. 14 Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. 15 Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. 16 Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. 17 Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros.
Palavra da Salvação
REFLEXÃO
A Igreja propõe hoje este Evangelho João 15, 9-17 na celebração da festa de S. Matias o escolhido para integrar o Colégio Apostólico tomando a vez de Judas Iscariotes. Como aos Onze, que restavam do Colégio Apostólico, Jesus diz: “És meu amigo, se fizeres o que Eu te mando.” (cf. vs. 14).
O verdadeiro amor leva a cumprir a vontade do Outro: “Eu tenho guardado os mandamentos do meu Pai, e permaneço no seu amor” cf. (vs. 10).
Não basta encontrar a Deus e sentir-se feliz, mas sobretudo ser fiel vivendo na comunhão, com os irmãos na fé e com Deus.
Este mandamento não inibe a nossa liberdade, mas exalta-a. O autentico discípulo de Jesus tem plena consciência de ser amigo de Deus, e está disposto a dar-se totalmente aos outros a exemplo de Cristo porque acredita que Ele é o caminho para a verdadeira felicidade.
11 Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa
Demos sentido à nossa vivendo a alegria de Jesus ressuscitado, e comunicando-a a todos os nossos irmãos por vezes mergulhados na incompreensível incompreensão
Apliquemos os critérios de Jesus vivendo os verdadeiros valores Evangélicos: Humildade, Pobreza de Espírito, Serviço, na construção do Reino de Deus, aqui, agora e sempre.
ORAÇÃO
Quero ser bom amigo, Jesus, ensina-me a fazer o bem aos meus amigos. Ajuda-me a sorrir sempre e a ter as mãos abertas para quem precisa. Que saiba perdoar e pedir perdão. Amém.
CANTO DE MEDITAÇÃO