Pilgrim – Jo 21,1 14 – 9 /04 Sexta feira

 

 

Esta passagem do Evangelho de S. João documenta a vida normal dos pescadores da Galileia – voltaram  à faina da pesca sem êxito (2-3) ; o Ressuscitado aparece e  torna possivel a pesca prodigiosa e diversas reações dos discípulos (4-8) ; a oferta de uma refeição de Jesus com sabor eucarístico (09-13)

 

 

 

Depois do anúncio de uma nova aparição de Jesus (v. 1; cf. v. 14), o evangelista refere de novo a decisão de alguns discípulos de voltarem a pescar e o êxito nulo da pescaria (w. 2-3).

2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus.

  • 3Simão Pedro disse a eles: “Eu vou pescar”. Eles disseram: “Também vamos contigo”. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite.
  • A pre¬sença do Ressuscitado e a sua Palavra tornam possível, ao invés, a pesca prodigiosa que suscita as reacções diversas do discípulo predilecto e de Pedro (w. 4-8).4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: “Moços, tendes alguma coisa para comer?” Responderam: “Não”.

6Jesus disse-lhes: “Lançai a rede à direita da barca, e achareis”. Lançaram pois a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. 8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros.

 Na margem o Senhor oferece uma refeição comunitária que tem sabor eucarístico (w. 9-13).9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: “Trazei alguns dos peixes que apanhastes”.11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra. Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu. 12Jesus disse-lhes: “Vinde comer”. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe.