06 24 Segunda Lc 1 57-66 80 Pedindo  uma placa, escreveu o seu nome é João

1 06 24 Segunda Lc 1 57-66 80 Pedindo  uma placa, escreveu o seu nome é João

«O seu nome é João» Lc 1, 57-66.80

1 06 24 Segunda Lc 1 57-66 80 Pedindo uma placa, escreveu o seu nome é João\n\n«O seu nome é João» Lc 1, 57-66.80

 

EVANGELHO

Naquele tempo,

chegou a altura de Isabel ser mãe e deu à luz um filho.

Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe tinha feito tão grande benefício e congratularam-se com ela.

Oito dias depois, vieram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias.

Mas a mãe interveio e disse:

«Não, Ele vai chamar-se João».

Disseram-lhe:

«Não há ninguém da tua família que tenha esse nome».

Perguntaram então ao pai, por meio de sinais, como queria que o menino se chamasse.

O pai pediu uma tábua e escreveu:

«O seu nome é João».

Todos ficaram admirados.

Imediatamente se lhe abriu a boca e se lhe soltou a língua e começou a falar, bendizendo a Deus.

Todos os vizinhos se encheram de temor e por toda a região montanhosa da Judeia se divulgaram estes factos.

Quantos os ouviam contar guardavam-nos em seu coração e diziam:

«Quem virá a ser este menino?».

Na verdade, a mão do Senhor estava com ele.

O menino ia crescendo e o seu espírito fortalecia-se.

E foi habitar no deserto até ao dia em que se manifestou a Israel.

REFLEXÃO

A Natividade de João Batista é uma festa litúrgica importante, celebrada nas igrejas Católica Romana, Anglicana e Luterana. O nascimento de São João Batista traz uma luz de esperança para a humanidade.

O povo oprimido aguardava ansiosamente o Salvador. Os crentes clamavam: “Quando virá Senhor o dia em que apareça o Salvador e soe o brado de alegria nasceu do mundo o salvador “. Quando apareceu João Batista, filho de Zacarias, a alegria foi grande e em toda a região da Judeia perguntava-se: «O que irá ser este menino?» (Lc 1,66).

João foi um homem de Deus, humilde, modesto e penitente; um homem totalmente voltado para a causa do Senhor e para preparar Seus caminhos. Por isso, ele assume um papel fundamental na compreensão do mistério da vinda de Cristo, o Messias. João Batista era um homem de caráter, firme. Dizia abertamente a verdade e não se rendia perante os poderosos dizendo sem medo as inspirações dizer aquilo que Deus lhe inspirava. Profeta? Mais até que profeta. Foi-lhe confiada uma missão superior: preparar o povo para acolher o Messias.

Somos convidados hoje a seguir São João Batista escutando as suas palavras e acolher a sua mensagem. O regresso a uma vida simples e atenta às necessidades primárias dos irmãos – ensina-nos João Batista – é condição indispensável para recuperar a sensibilidade espiritual aos apelos de Deus e reconhecer o seu Messias.

ORAÇÃO

Senhor, que enviastes São João Batista a preparar o Vosso Povo para a vinda do Messias, concedei à Vossa família o dom da alegria espiritual e guiai o coração dos fiéis no caminho da salvação e da paz. Amém.

PARTILHA DOS NOSSOS COLABORADORES 

[14:06, 23/06/2024] Abilio Nunes DICTOF: O nascimento de São João Batista traz uma luz de esperança para a humanidade, pois ele veio preparar o caminho para a chegada de Jesus Cristo, o Salvador. João Batista, com sua vida e pregação, chamou as pessoas à conversão e à renovação espiritual, aponta ndo para aquele que viria trazer a salvação e a paz a todos. Sua missão e exemplo nos lembram da importância de vivermos em sintonia com a vontade de Deus, mantendo a esperança e a fé em tempos de espera e

[12:24, 24/06/2024] Ester Silva: ~Ester Silva (F.M.A. ) A Igreja normalmente comemora os santos no dia da sa ida para o céu. No entanto o caso de S, João Batista é singular desde os primeiros séculos A Igreja compreendeu sempre através da Escrituras que o Batista ficou cheio do Espírito Santo desde o seio materno; quando Maria já com Jesus no seu ventre materno visitou sua prima Santa Isabel. Lemos no Evangelho vemos sobre o nascimento e a imposição do nome de João Batista , convidam nos a considerar o desígnio divino que os procede. O Senhor Chamou-me antes de eu nascer desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome. Estas palavras do profeta Isaías expressam uma realidade mais profunda da existência humana, Não surgimos nesta terra por acaso A grandeza e a vocação de João de facto reside na importância singular da sus missão,” O maior dos homens foi enviado para dar testemunho de Quem era mais do que um homem diz nos Santo Agostinho. O mistério de joão ainda se cumpre no mundo de hoje.. Todo aquele que acredita em Jesus Cristo

[12:44, 24/06/2024] Bruno Andrade Murched: João Batista, caminho e esperança,…assim se constrói a nossa vida desde o Baptismo,….

[12:29, 24/06/2024] Abilio Nunes DICTOF: nome-e-joao/

[13:12, 24/06/2024] Moura Jacinta, Soueur Jacinta Moura: Bom diacaros amigos e amigas!
No mundo de hoje!
Temos a tendência de humiliar os mais pequenos dentro Igreja e por-lhe fora da Igreja. Jesus nos ensinou a vez com os olhos divinizados, pois a revelação divina, pode se encontrar através dos Pequeninos entre os grandes.
Isto não quer dizer que se deve aceitar ser mediucrozado, espezinhados e se sentar no masoquismo mas ou se fazer sempre de Victima, como à mulher de Herodes tinha feito e a filha dela também.
Deus nos chamar para sermos o contra as ondas! Não nos esquecermos do nosso alavanca.
São João Baptista foi elevada por Jesus ainda antes da morte de Jesus porque da outra forma nem se falava do nome dele realmente. Somente ao nível da professia, ele nunca será esquecido, pois foi pela revelação do Anjo que que a mensagem de Deus se espalhou.
São João Baptista, rogai por nós pecadores.