08 12 Sábado da semana XVIII

A leitura do Deuteronômio 6, 4-13 é uma exortação a amar a Deus com todo o coração, alma e força. O salmo 17 (18), 2-3.7.47 e 51ab é uma oração de um homem que está em perigo, mas que confia na misericórdia de Deus. O Evangelho de Mateus 17, 14-20 conta a história do menino possesso que é curado por Jesus.

Em cada uma destas leituras, vemos o amor de Deus e a sua misericórdia para com os seus filhos. Deus é um Deus de amor e de compaixão, e ele sempre está disposto a perdoar aqueles que se arrependem e se voltam para ele.

Deus é um Deus de amor e de compaixão, e que ele sempre está disposto a perdoar aqueles que se arrependem e se voltam para ele. Devemos confiar na misericórdia de Deus e orar sempre a ele, pedindo a sua ajuda em tempos de necessidade.

LEITURA I Dt 6, 4-13
«Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração»

Leitura do Livro do Deuteronómio
Moisés falou ao povo, dizendo: «Escuta, Israel: o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todas as tuas forças. As palavras que hoje te prescrevo ficarão gravadas no teu coração. Hás-de recomendá-las a teus filhos e delas falarás, quer estando sentado em casa quer andando pelos caminhos, quando te deitas e quando te levantas. Hás-de atá-las ao braço como um sinal, prendê-las na fronte diante dos teus olhos e gravá-las nos umbrais da tua casa e nas portas da tua cidade. Quando o Senhor teu Deus te introduzir na terra que a teus pais Abraão, Isaac e Jacob, jurou dar-te, terás grandes e belas cidades que tu não construiste, casas repletas de toda a espécie de bens que tu não acumulaste, cisternas abertas que tu não escavaste, vinhas e olivais que tu não plantaste. Quando tiveres comido até à saciedade, não te esqueças do Senhor, que te fez sair da terra do Egipto, da casa da escravidão. Só ao Senhor teu Deus deves temer, só a Ele servir e só pelo seu nome jurar».
Palavra do Senhor.

SALMO RESPONSORIAL Salmo 17 (18), 2-3.7.47 e 51ab (R. 2)
Refrão: Eu Vos amo, Senhor:
Vós sois a minha força. Repete-se

Eu Vos amo, Senhor, minha força,
minha fortaleza, meu refúgio e meu libertador,
meu Deus, auxílio em que ponho a minha confiança,
meu protector, minha defesa e meu salvador. Refrão

Na minha aflição invoquei o Senhor
e clamei pelo meu Deus.
Do seu templo Ele ouviu a minha voz
e o meu clamor chegou aos seus ouvidos. Refrão

Viva o Senhor, bendito seja o meu protector;
exaltado seja Deus, meu Salvador.
O Senhor dá ao seu Rei grandes vitórias
e usa de bondade para com o seu Ungido. Refrão

ALELUIA cf. 2 Tim 1, 10
Refrão: Aleluia Repete-se
Jesus Cristo, nosso Salvador, destruiu a morte
e fez brilhar a vida por meio do Evangelho. Refrão

EVANGELHO Mt 17, 14-20
«Se tiverdes fé, nada vos será impossível»

Ter fé é apoiar-se em Deus, na sua bondade e no seu poder, entregar-se a Ele como um filho se confia ao pai. A fé estabelece uma tal comunhão com Deus, que o crente como que participa do próprio poder de Deus. A fé ultrapassa os limites humanos e leva o homem ao coração de Deus. E, por ela, tudo se lhe tornará possível. A fé manifesta-se particularmente na oração.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, aproximou-se de Jesus um homem, que se ajoelhou diante d’Ele e Lhe disse: «Senhor, tem compaixão do meu filho, porque é epiléptico e sofre muito; cai frequentemente no fogo e muitas vezes na água. Apresentei-o aos teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo». Jesus respondeu: «Oh geração incrédula e perversa! Até quando estarei convosco? Até quando terei de vos suportar? Trazei-mo aqui». Jesus ameaçou o demónio, que saiu do menino e este ficou curado a partir daquele momento. Então os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-Lhe em particular: «Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo?». Jesus respondeu-lhes: «Por causa da vossa pouca fé. Em verdade vos digo: se tiverdes fé comparável a um grão de mostarda, direis a este monte: ‘Muda-te daqui para acolá’, e ele há-de mudar-se. E nada vos será impossível».
Palavra da salvação.

Meditação sobre o Evangelho

Na nossa vida lembrar 

  • Deuteronômio 6, 4-13 importância de amar a Deus com todo o coração, alma e força.
  • o salmo 17 (18), 2-3.7.47 e 51ab confortar as pessoas que estão em perigo e para lhes lembrar da misericórdia de Deus.
  • O17, 14-20 para ensinar as pessoas sobre o poder de Jesus para curar e para lhes lembrar da compaixão de Deus.

Crescer na sua fé e a experimentar o amor e a misericórdia de Deus em suas próprias vidas.