05 07 Jo 14 1-12 V Domingo da Páscoa “Eu sou o Caminho, Verdade e Vidai”;

EVANGELHO Jo 14, 1-12

«Eu sou o caminho, a verdade e a vida»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Não se perturbe o vosso coração. Se acreditais em Deus, acreditai também em Mim. Em casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fosse, Eu vos teria dito que vou preparar-vos um lugar? Quando Eu for preparar-vos um lugar, virei novamente para vos levar comigo, para que, onde Eu estou, estejais vós também. Para onde Eu vou, conheceis o caminho». Disse-Lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais: como podemos conhecer o caminho?». Respondeu-lhe Jesus: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. Mas desde agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo que estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes tu dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que Eu vos digo, não as digo por Mim próprio; mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim; acreditai ao menos pelas minhas obras. Em verdade, em verdade vos digo: quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai».

Palavra da salvação.

 

Reflexão

 

Jesus vai deixar visivelmente os seus discípulos, que serão perseguidos pelo mundo. Ele procura incutir-lhes coragem e esperança, dizendo-lhes que Ele parte, mas vai para o Pai e que todos os seus discípulos têm lá também o seu lugar. A Igreja seguirá o seu Senhor. Ele mesmo é o caminho, não só pelo que ensina, mas pelo que Ele mesmo é: a verdade e a vida.

Respondendo à pergunta de Tomé, Jesus não afirma apenas que diz a verdade, mas que é a verdade. «Eu sou o caminho, a verdade e a vida.» (v. 6) Segundo S. João, a verdade é o movimento de comunhão que une o Pai e o Filho: Jesus é a transparência plena e concreta dessa comunhão. A verdade manifesta-se numa história particular – a do Verbo que se fez homem.

Jesus é o caminho para o Pai. Através dele, podemos ter acesso direto a Deus, porque Jesus é Deus. Na cruz, Ele abriu a porta e deixou aberto o caminho para Deus. Quem segue Jesus segue seu Caminho para a vida eterna (Hebreus 10:19-20).

 

 

 

 

O Mestre, respondendo à pergunta de Tomé, não afirma que diz a verdade mas que é verdade. «Eu sou o caminho, a verdade e a vida.» (v. 6) Segundo S. João verdade é o movimento de comunhão que une o Pai e o Filho: Jesus é a transparência plena, concreta, dessa comunhão. A verdade manifesta-se numa história particular – a do Verbo que se fez homem. Jesus é o caminho para o Pai. Através de Jesus, podemos ter acesso direto a Deus, porque Jesus é Deus. Na cruz Jesus abriu a porta, deixando aberto o caminho para Deus. Quem segue Jesus segue seu Caminho para a vida eterna (Hebreus 10:19-20).

 

Jesus mostrou-nos o caminho que conduz ao céu, é aquele que ele mesmo percorreu primeiro. É o caminho da humildade e da doçura, é o caminho do desapego e da renúncia, a via da penitência e da reparação, é a via da dedicação e do sacrifício.

 

É também a via de união e de amor. Eis o caminho: fazer em tudo a sua vontade, permanecer no seu amor; aprender dele que é doce e humilde, que se abandonou nas mãos do Pai

 

Jesus mostrou-nos o caminho que conduz ao céu: O caminho da humildade e da doçura, do desapego e da renúncia, da penitência e da reparação, da dedicação e do sacrifício. É também a via de união e de amor.

Eis o caminho: manter-nos unidos a Jesus e ao seu divino Coração; fazer em tudo a sua vontade; permanecer no seu amor; aprender dele que é doce e humilde; que foi sacrificado e imolado; que se abandonou nas mãos do Pai

 

 

 

 

 

 

Oração

 

 

Senhor Jesus, encheis-nos da alegria da vossa presença salvadora e dais-nos a esperança da vida eterna com o Pai do Céu. Mostrai-nos o Pai para que nós o conheçamos  e glorifiquemos mais plenamente.

**********************************************************************************************************